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Como escolher uma plataforma de afiliados?

6 minutos para ler

Antes de lançar um novo programa de afiliados, você precisa saber como escolher uma plataforma de afiliados, certo? Afinal, ela é o que conecta sua empresa e seus infoprodutos a potenciais vendedores.

Ter em mente o que fará diferença no sucesso do seu empreendimento pode poupar muita dor de cabeça, sem falar em tempo e dinheiro.

Então, confira essas dicas de como escolher uma plataforma de afiliados!

1. Conheça as opções

Muito bem: a primeira coisa que você deve fazer para identificar a melhor plataforma de afiliados para o seu negócio é conhecer as opções disponíveis.

Existem dezenas de plataformas de afiliados nas quais você pode comercializar seus produtos. Porém, cada uma delas apresenta características que podem estar mais ou menos alinhadas com o seu objetivo.

Faça um quadro comparativo de todas as soluções que você encontrar e os respectivos atributos de cada uma delas. Assim, ficará mais fácil identificar vantagens e desvantagens e saber como escolher uma plataforma de afiliados que se encaixe perfeitamente com seus produtos.

2. Verifique a reputação

A reputação de uma empresa é construída a partir das percepções do público que se relaciona com ela. Consequentemente, quem tem uma relação comercial ou de parceria com essa marca também é impactado por essa percepção, seja positiva, seja negativa.

Sabendo disso, é essencial que você verifique a reputação da plataforma de afiliados que pretende usar. Afinal, sua marca estará conectada a ela.

Uma boa maneira de fazer essa análise é verificar os depoimentos de outros usuários.

Muitas delas exibem depoimentos de clientes em suas páginas, o que facilita o trabalho. Porém, você também pode pesquisar na web e em sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui.

3. Identifique o segmento de mercado

Para saber como escolher uma plataforma de afiliados que se encaixe no perfil do seu produto, também é necessário identificar o segmento de mercado no qual ela tem mais peso.

Algumas plataformas são especializadas em saúde e boa forma, enquanto outras recebem infoprodutos dos mais variados nichos.

Uma plataforma especializada em um único nicho atrai afiliados mais qualificados, reduzindo seus esforços em buscar vendedores competentes.

Por outro lado, você encontra diversos concorrentes seus no mesmo lugar, o que exige uma estratégia de diferenciação bem mais agressiva.

4. Compare funcionalidades e ferramentas

Até aqui, você já deve ter reduzido sua lista de possíveis parceiros de negócio, certo? Agora é hora de aprofundar um pouco mais sua análise para saber como escolher uma plataforma de afiliados.

Comece por comparar as funcionalidades de cada plataforma, bem como as ferramentas oferecidas pelo software.

Quanto mais facilidades a plataforma de afiliados apresentar, menor será o tempo dedicado à gestão do seu empreendimento.

Compare as vantagens de cada uma e selecione aquelas que melhor correspondem às suas expectativas!

5. Atente-se para a segurança

Também é necessário avaliar a segurança oferecida pela plataforma de afiliados. Afinal, lidar com informações de outras pessoas e com dinheiro é uma responsabilidade bastante grande.

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Verifique se a plataforma tem SSL e se oferece outras barreiras contra fraudes, como certificados de segurança digitais e alertas automáticos para transações suspeitas.

Conhecer a política de privacidade da plataforma é outra maneira de verificar se a segurança é levada a sério ou não.

6. Verifique a qualidade do suporte

A tecnologia facilita muito a nossa vida. Mas, em determinados momentos, ela pode falhar. É por esse motivo que você deve averiguar como é o suporte das plataformas que vem pesquisando.

Qual é o horário de atendimento ao usuário? Quais são os canais de comunicação? Quanto tempo demora o atendimento? Existe um FAQ que facilite o encontro de informações mais básicas?

Certifique-se de que a empresa é capaz de oferecer a você um atendimento de qualidade durante o suporte. Nada pior do que perder vendas pela falta de comunicação, não é?

7. Garanta que existe um SLA

SLA, ou Service Level Agreement, é um documento que traz informações importantes para todo usuário de tecnologia. Ele reúne todas os direitos e deveres das duas partes — plataforma e usuários.

É no SLA que constam informações como a estabilidade da plataforma de afiliados (por quanto tempo ela se mantém no ar, sem quedas de servidor).

É também nesse documento que são estipulados os prazos de resposta quando você aciona o suporte e em quais situações você será reembolsado por uma falha do sistema.

Mas não é apenas a plataforma que tem obrigações, viu? Sua contraparte também está incluída no SLA. Portanto, leia com atenção!

8. Fluxo de trabalho

Os fluxos de trabalho, como funil de vendas, emissão de boletos, automatização de cobranças e geração de relatórios, devem ser fáceis e intuitivos de lidar.

Essa parte de gestão do seu negócio deve ser um dos itens principais no seu checklist de como escolher uma plataforma de afiliados.

Afinal de contas, é a partir dos dados gerados nessas etapas que você toma decisões estratégicas sobre o empreendimento, como investimento em publicidade, por exemplo.

9. Estrutura de comissionamento

Outro item indispensável na sua lista de verificação de como escolher uma plataforma de afiliados é a estrutura de comissionamento.

Algumas plataformas deixam esse item mais livre para que os próprios produtores definam as regras, enquanto outras têm normas bastante específicas para isso.

O segredo do sucesso na questão do comissionamento é pagar bem aos seus afiliados para que eles se esforcem em vender seus produtos. Portanto, faça uma boa análise financeira antes de definir o preço.

10. Meios de pagamento

Finalmente, é essencial que você verifique os meios de pagamento oferecidos pela plataforma de afiliados. Quanto mais recursos, melhor.

Aqui, também é fundamental conhecer as integrações possíveis com outras plataformas, como ferramentas de landing page e softwares de automação de marketing, caso você as use.

Assim, é possível otimizar todos os processos, ganhar mais tempo e focar no que realmente importa: vender mais e melhor.

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