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Marketing de afiliados: veja como ter sucesso

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Não seria nenhum exagero dizer que o marketing de afiliados é a evolução da venda, aproveitando as facilidades digitais e a ascensão do comércio online. O conceito é relativamente simples e antigo: baseia-se no pagamento de comissões a cada venda realizada, estimulando a divulgação em escala a partir de vários agentes, alcançando assim, o sucesso.

O mercado de afiliados, porém, há muito deixou de ser inexplorado. De acordo com dados recentes, há cerca de 20 mil profissionais ingressando mensalmente no segmento, o que acelera a evolução dos programas de parceria — que, no último ano, registrou crescimento de 28%. A mensagem é clara: para ter sucesso no ramo, é preciso se diferenciar.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a importância do marketing no desenvolvimento do seu negócio enquanto afiliado. Além disso, também vai saber quais são as melhores dicas para se tornar mais conhecido e, assim, maximizar seus retornos financeiros. Por fim, você vai ficar por dentro da importância de contar com um programa de marketing de afiliados.

Preparado? Boa leitura e bons insights!

Por que o marketing de afiliados é importante?

Se o número de afiliados não para de crescer, isso certamente é reflexo de uma movimentação positiva no mercado. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas virtuais devem movimentar quase R$ 80 bilhões até o fim de 2019 — o que significa um crescimento de 16% em relação ao ano precedente, o maior avanço total computado desde 2015.

Imersos em um ambiente altamente competitivo, volátil e promissor, os afiliados precisam encontrar formas eficientes de diferenciação. Na prática, a lucratividade de suas operações está diretamente ligada à capacidade de entregar conteúdo persuasivo a um público qualificado e ávido por novidades.

Nesse contexto, o marketing de afiliados desponta como uma preocupação urgente e essencial. É claro que você não quer ficar de fora do crescimento exponencial do e-commerce e deixar de faturar uma grana alta com o desenvolvimento da atividade, né? O segredo para permanecer atrativo, maximizando a rentabilidade, é valorizar as melhores práticas de divulgação.

O marketing de afiliados consiste, portanto, na promoção de pessoas e produtos por meio de canais na web. A relação é de ganha-ganha: enquanto o produtor escala suas vendas, valendo-se do auxílio poderoso de parceiros online, o afiliado recebe comissões interessantes a cada venda realizada.

Assim, a importância do marketing de afiliados fica evidente: enquanto acelera a lucratividade de novos negócios digitais, proporciona grandes oportunidades a quem se dedica à divulgação de produtos e serviços. E mais: as perspectivas são otimistas, e o mercado reserva bons retornos aos parceiros online.

Como é possível ter sucesso e ser mais conhecido?

A internet é a principal ferramenta de trabalho dos afiliados. O sucesso da empreitada está diretamente ligado às habilidades na web, uma vez que a diferenciação se pauta, de forma geral, pela qualidade do conteúdo e efetividade da distribuição das informações.

Para aqueles que buscam mais reconhecimento, objetivando, com isso, alavancar as operações e alargar os lucros da operação, há boas notícias: é possível tornar-se mais conhecido investindo em dicas simples e enérgicas para catalisar seus resultados como afiliado profissional. Confira algumas das principais!

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Crie e mantenha um blog

Os blogs mantêm sua influência na internet. Desde meados de 2008, quando as plataformas pessoais ganharam a internet com uma velocidade impressionante, há uma constante procura por informações qualificadas que são levadas à rede todos os dias. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade de divulgação digital.

Para os afiliados, por sua vez, os blogs funcionam como catalisadores de venda. Neles, é possível publicar conteúdos que atraiam um público qualificado, inserindo, então, anúncios que direcionem aos links de afiliados, de modo a converter vendas mais rápidas e orgânicas — uma vez que há aderência total entre o conteúdo do blog e os produtos e/ou serviços divulgados em paralelo.

Use as redes sociais

As redes sociais são outro artifício bastante relevante aos afiliados profissionais. Muitos deles — inclusive aqueles com faturamento expressivo, com até 5 dígitos — se amparam quase que exclusivamente na divulgação nas plataformas mais utilizadas pelos brasileiros, tais como Facebook e YouTube. Não há dúvidas de que um anúncio bem-feito (e direcionado corretamente) é mais do que suficiente para guinar o faturamento do negócio.

Por isso, o marketing de afiliados pressupõe o uso massivo das plataformas digitais. Certifique-se de conhecer o público ideal para cada produto e, assim, valorize a interação focada em quem tem real potencial de compra. Assim, você otimiza os recursos investidos e gera resultados cada vez mais escaláveis.

Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta bastante útil ao marketing de afiliados. O maior desafio dela, entretanto, reside na construção de uma base qualificada, passível de ser ativada de modo efetivo para acelerar a compra de produtos ou serviços e, consequentemente, engordar o faturamento do profissional envolvido.

Lembre-se de que a alimentação da base precisa ser recorrente e de que a nutrição dos usuários cadastrados deve ser uma prioridade. Entregar conteúdos valiosos, além de ofertas especiais sempre que possível, é uma estratégia eficiente para quebrar objeções à compra e melhorar as taxas de retorno — tanto do produtor quanto do afiliado.

Por que investir em um bom programa de marketing de afiliados?

A esta altura, você já deve ter percebido que o mercado de afiliados é desafiador, mas também muito lucrativo. Alguns profissionais do ramo chegam a faturar R$ 20 mil por mês com divulgação de pessoas e/ou produtos, o que reforça a premissa de que há espaço para transações robustas.

Para se destacar, porém, o afiliado precisa profissionalizar seu trabalho. Em determinado momento, ainda no começo da operação, é comum surgir a necessidade de controlar recursos e acompanhar a performance comercial. Essa é a uma demanda importante e que não deve ser ignorada, sob o risco de comprometer a saúde do negócio no curto prazo.

Alguns sistemas e tecnologias disponíveis, tais como a PerfectPay, são indispensáveis à gestão otimizada dos afiliados. A plataforma reúne atributos essenciais para a alavancagem de resultados, proporcionando mais segurança, estabilidade e eficiência, além de contar com inovações recorrentes — e que fazem toda a diferença no cotidiano de trabalho, inclusive administrativo.

Diante disso, não é equivocado dizer que a PerfectPay desponta como uma excelente opção aos afiliados que querem ganhar relevância e potencializar a competitividade. O recurso viabiliza a centralização de dados, a integração de serviços e o acesso a informações estratégicas. Ou seja: tudo de que o marketing de afiliados precisa para galgar novos degraus de sucesso. Como ter sucesso? Invista!

O conteúdo esclareceu suas dúvidas e o ajudou a repensar suas estratégias de trabalho? Ótimo! Você precisa se manter atualizado se quiser crescer e se destacar em um mercado tão competitivo quanto o de afiliados. Aproveite para assinar nossa newsletter e seja sempre o primeiro a receber as novidades do segmento. Sucesso!

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