Como uma Estratégia Contra Intuitiva aumentou meu Faturamento em 16% e de um cliente em mais de 50%

5 minutos para ler

Recurso inovador do Checkout da PerfectPay

“Após 5 anos no mercado de afiliados, conseguimos colocar em um checkout todas ferramentas que sempre faltaram para aumentar nossas conversões”

Ao ler o título você deve estar se fazendo algumas perguntas:

Como não cobrar o e-mail para realizar uma venda? 
Como os clientes vão receber as atualizações dos status da venda? 
Como vou recuperar a venda ou me comunicar com esse cliente para finalizar a venda?

Bem, vamos entender por que escolhemos criar esse recurso totalmente contraintuitivo para quem trabalha com e-commerce!

Temos um e-commerce que vende produtos físicos e digitais, a Perfect Life, nela existem vendedores por telefone e WhatsApp, com foco em recuperar as vendas (converter a venda de quem tentou comprar mas não realizou o pagamento), e tinha uma objeção que nossos vendedores traziam diariamente:

“O cliente reclamou que não tem email”, 
“O cliente não lembra a senha do email”, 
“O cliente nem sabe o que é email”

Sim, eu também me pergunto, como é possível, nos dias de hoje, alguém nem saber o que é e-mail?

“Mas nosso trabalho como analistas de marketing não é questionar nosso prospecto, mas sim criar recursos para eles conseguirem comprar mais e com mais facilidade.”

Claro que como empresas precisamos vender mais, mas levando para o lado do cliente, se ele está com problemas para comprar algo que pode ajudar ele a resolver uma situação que ele esteja passando, é nossa obrigação dar uma ajudinha até para os que não conhecem das “novas tecnologias“.

Sim, falei que email é uma nova tecnologia, pergunte para seu avô, sua avó, é bem possível que nem conheçam email, e até pessoas da nossa idade dependendo da classe social podem não conhecer o email.

Até o Facebook já nem cobra email para se cadastrar na plataforma deles, com certeza observaram essa mesma objeção que nós observamos aqui.

Então veja como funciona nosso recurso e os resultados que deram até agora:

Como é o processo de compra sem email:

Esse é um recorte de nosso checkout, exemplificando como a pessoa pode selecionar que não tem email:

Ao marcar sem email liberamos o cliente da obrigatoriedade do email. Veja funcionando no nosso checkout: 
https://checkout.perfectpay.com.br/pay/PPU38CK3JBG

Detalhe importante: Esse recurso só é válido para produtos físicos. Para produtos digitais, como precisamos enviar o material comprado, decidimos não permitir a compra sem email.

Veja os resultados:

Esses são resultados reais de clientes da Perfect Pay.

Compras sem email da nossa empresa PerfectLife, nos últimos 30 dias, representaram aproximadamente 17% dos clientes compraram sem email.

Uma coisa que me questionei foi, será que é por que esses produtos tem um perfil de clientes específico, talvez mais idoso?

Olhando para o perfil demográfico dos clientes, no mesmo período do resultado acima, não é possível dizer que o perfil de idade dos compradores seja relevante para possuir ou não email, pelo contrário, 50,17% estão na faixa de 18 a 44 anos, público que tem mais afinidade com email, e 49,83% estão na faixa de 44 a 65+, público que pode ter menos afinidade com email.

Powered by Rock Convert

Veja o perfil retirado dos clientes no mesmo período:

Perfil dos clientes compradores no mesmo período do gráfico da PerfectLife.

Para tirar essa dúvida, outro produto, de outro nicho, teve resultados ainda mais impressionantes.

Esse outro cliente teve o resultado ainda maior, isso em apenas 30 dias, imagina o quanto ele ficou feliz em ter migrado para Perfect Pay 🙂

Considerando esses números e público, posso dizer, nossa conversão aumentou em 16% e do nosso cliente em 50%. Você vai concordar comigo que não é nada mau vender um pouquinho mais, não é mesmo?

Considerações finais:

Sem o email, temos algumas desvantagens, por exemplo, não temos a possibilidade de entrar em contato com o cliente para realizar outra venda, ou até para recuperar essa venda caso ele não tenha pago.

Porém, obrigo o preenchimento do telefone, já tendo assim uma forma de nos comunicar com ele, então para que obrigar uma segunda forma?

Além disso, o telefone tem se tornado muito eficaz na recuperação de vendas, tornando-se, pelo menos dentro da Perfect Life, um recurso de vendas obrigatório para todos os produtos que possuímos, com resultados muito expressivos, mais até que do email marketing.

E, sinceramente, nós preferimos “um pássaro na mão do que dois voando”, preferimos garantir a venda e depois nos preocuparmos com a comunicação com esse cliente, a ter milhões de leads em um funil sendo enviadas para quem nunca vai abrir o email.

E você?

Conheça a Perfect Pay

Perfect Pay é uma plataforma de afiliados, focada em criar recursos para aumentar a conversão de produtores e afiliados.

Sempre estivemos a frente do mercado, com nossa empresa Perfect Life, realizamos mais de 300mil vendas em outras plataformas de afiliados, superando 9 dígitos de faturamento com nossas empresas, superando todas as metas que existiam.

Começando do zero, somos as provas vivas de que é possível ter sucesso no mercado de afiliados, mas para isso trabalhamos forte criando nossos próprios recursos e ferramentas, e agora com nossa própria plataforma, nosso objetivo é abrir tudo que criamos para o mercado, com o simples objetivo de fazer nosso cliente ganhar mais, pois assim também nos fará ganhar mais.

Com essa bagagem, e esse espírito de ganha ganha, queremos ter nosso cliente como parceiro comercial, trazendo muitas inovação, com segurança, estabilidade e eficiência.

Espero que tenha gostado, comente aí o que achou desse recurso, e se quiser conhecer mais sobre a plataforma, entre aqui: Perfect Pay.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário