Para quem tem dificuldade em gerar tráfego e não tem muito tempo para pensar em grandes estratégias de Marketing, é fundamental saber utilizar as ferramentas disponíveis no mercado para otimizar o trabalho. Com as redes sociais sendo o foco da maioria das empresas na internet, você pode voltar as suas atenções para aprender como vender pelo WhatsApp.
Sim, o aplicativo instalado nos smartphones de boa parte da população brasileira pode ser muito eficiente para divulgar produtos de forma próxima ao consumidor, aumentando suas chances de conversão com esse tipo de contato. Na busca constante por novos leads e clientes em potencial, o aplicativo de troca de mensagens pode facilitar o trabalho de prospecção.
Nada mal para um simples aplicativo instalado em seu smartphone, certo? Ficou curioso para saber como vender pelo WhatsApp e quer saber mais sobre como implementar essa estratégia em seu negócio? Então continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e potencializar seu trabalho de comercialização de produtos digitais!
Qual é o tamanho do WhatsApp no Brasil?
Antes de entrar nas melhores dicas que temos para você conseguir explorar ao máximo a capacidade de divulgação e promoção dos seus produtos, é importante entender qual é o tamanho do WhatsApp no Brasil. Apesar de ter sido fundado em 2009, o aplicativo só começou a fazer sucesso por aqui a partir de 2011, quando os smartphones passaram a fazer parte da rotina do brasileiro.
Desde então, a ferramenta para troca de mensagens se tornou a verdadeira queridinha do País e os números reforçam essa ideia. Globalmente, informações do Facebook — dono do aplicativo desde 2014, quando o comprou por 16 bilhões de dólares — indicam que são mais de 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses, com mais de 60 bilhões de mensagens trocadas diariamente.
Nada mal, certo? Quando levamos esse cenário para o Brasil, ele é ainda mais animador para os donos do produto. Por mais que Facebook e Instagram ainda sejam opções muito utilizadas pelos brasileiros, o WhatsApp já se tornou o aplicativo mais usado no País. De acordo com um estudo da eMarketer, são 120 milhões de usuários ativos mensalmente em terras brasileiras.
Portanto, se você planeja divulgar seu produto pelos principais canais de comunicação, o WhatsApp precisa estar na sua lista. Além da parte de lazer e informação que ele oferece, o aplicativo é extremamente indicado para criar um canal de divulgação, comercialização e até mesmo relacionamento com o público-alvo.
Qual é o impacto do WhatsApp nas vendas?
Com tamanha concorrência no mercado e usuários sempre em busca das melhores experiências, é fundamental saber como vender pelo WhatsApp.
Quais são as melhores dicas de como vender pelo WhatsApp?
A importância de adicionar o aplicativo ao seu planejamento estratégico de vendas você já sabe, certo? Que tal, então, entender melhor como vender pelo WhatsApp? Afinal, se não houver uma boa organização e práticas adequadas, os resultados não vão aparecer.
Por isso, separamos algumas dicas para você. Confira!
Utilize a versão business
Assim como as outras redes sociais utilizadas pela maioria das empresas, o WhatsApp também conta com uma versão business, ou seja, voltada para as organizações que querem fazer negócios utilizando a plataforma. Dessa forma, fica mais fácil controlar e automatizar as mensagens e até mesmo o contato com o consumidor, além de passar uma imagem mais profissional.
Crie um cronograma para as mensagens
Usual em outras redes sociais, é preciso utilizar o WhatsApp com muita organização e planejamento. Por isso, faça um cronograma das mensagens para não perturbar o cliente em um canal tão pessoal, porém, ao mesmo tempo, sem deixar que ele esqueça que você está ali.
Ofereça mensagens relevantes
Outro fator importante em que você precisa ficar de olho é em relação ao que você vai oferecer aos seus consumidores por meio desse canal. Ou seja, produza e envie apenas ofertas que realmente possam ser úteis para o usuário, despertando o interesse no seu lead e levando a ação os seus consumidores em potencial.
Faça uma catalogação de clientes
Além disso, é importante conhecer a fundo os clientes que vão fazer parte da sua lista de contatos no WhatsApp. Esse trabalho de catalogação vai permitir maior precisão das suas ações, ou seja, criando uma conexão mais próxima com aqueles leads que realmente podem se interessar pelo seu produto, evitando mensagens para os mais desinteressados.
Conte com ferramentas que integrem o aplicativo
Se você trabalha com marketing digital, outra dica importante e que vai facilitar o seu dia a dia é contar com ferramentas, como as que existem na Perfect Pay, em que o WhatsApp é integrado direto na plataforma.
Ou seja, você pode mandar mensagens para seus clientes pelo relatório de vendas e abandonos, por exemplo. Você vai otimizar seu trabalho, sem precisar se preocupar em mandar mensagens manualmente. Assim, todo o processo de comunicação com seus clientes será mais rápido, resultando em mais vendas.
Portanto, com a concorrência aumentando nos principais canais digitais e os consumidores se tornando ainda mais exigentes, é fundamental saber aproveitar essas inovações. Isso se torna ainda mais importante quando falamos em um aplicativo gratuito, popular e bastante eficiente, como é o caso do WhatsApp no Brasil.
Então, se seu objetivo é aumentar as suas conversões de boleto usando uma ferramenta gratuita e que você já domina, você precisa se cadastrar na Perfect Pay. Porque esse recurso já aumentou em até 30% a conversão dos boletos de clientes da plataforma e pode aumentar a sua conversão também.
Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre como promover melhor o que você tem para vender?
Afinal, não é de apenas uma estratégia que um negócio pode depender — e sobreviver —, certo? Sendo assim, confira o nosso guia completo para ter sucesso com seus produtos digitais hoje mesmo!
Como vender pelo WhatsApp?
Que tal entender melhor como vender pelo WhatsApp? Afinal, não adianta fazer de qualquer jeito, os resultados não vão aparecer sem organização e práticas adequadas.
Por isso, você precisa entender melhor sobre essas dicas:
– Utilize a versão business
– Crie um cronograma para as mensagens
– Ofereça mensagens relevantes
– Faça uma catalogação de clientes
– Conte com ferramentas que integrem o aplicativo
Por que vender um produto pelo WhatsApp?
Venda é relacionamento. Por isso use esse aplicativo para se comunicar com seus clientes, seja para realizar uma nova venda ou recuperar um carrinho abandonado.
Manter uma comunicação efetiva e mais direta com os seus clientes, com certeza te trará custos menores do que para capturar um novo lead, e ainda te deixará mais próximo de realizar novas vendas e fidelizar seu público.
Como vender pelo Whatsapp em plataforma de afiliados?
Conte com ferramentas, como as que existem na Perfect Pay, em que o WhatsApp é integrado direto à plataforma.
Assim, você otimiza seu trabalho, evitando a preocupação de enviar mensagens manualmente, e facilitando a comunicação com seus clientes.
Portanto, com a concorrência aumentando nos principais canais digitais e os consumidores se tornando ainda mais exigentes, é fundamental saber aproveitar essas inovações e adaptar as suas estratégias.
Qual é a melhor plataforma de afiliados?
A Perfect Pay foi fundada por quem entende do assunto, por isso inova o mercado de marketing digital com ferramentas e recursos que ajudam o empreendedor a ter resultados acima da média, sem precisar contratar diversos recursos para isso.
Por meio de tecnologia de ponta, foco em segurança e compromisso com a inovação de serviços, a empresa desponta como o recurso ideal para maximizar o trabalho — e os retornos — de produtores e afiliados.
Experimente a solução da Perfect Pay e encontre todas as ferramentas que faltavam para otimizar seus resultados.