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Como transformar cliques nos anúncios em conversões

Por PerfectPay em outubro 7, 2020
6 minutos para ler

Quando contratamos anúncios pagos, é muito frustrante receber um grande volume de cliques sem que eles se transformem em conversões. Felizmente, pequenas mudanças na sua estratégia são capazes de gerar grandes resultados.

Afinal de contas, por mais que a publicidade paga seja excelente para ampliar a sua visibilidade no mercado, ela precisa atrair um público que esteja interessado na sua oferta realmente. E, para tanto, há macetes que impactam diretamente na taxa de conversão de anúncios. 

Por isso, no artigo de hoje, abordaremos os possíveis erros em anúncios que têm baixos índices de conversão. Cada um deles será seguido por sugestões de estratégias que contribuem para a correção dos equívocos e que são capazes de fazer a diferença na próxima vez que você anunciar, seja na captura de leads ou em vendas. 

Quer ver só? Então, siga com a leitura!

Conversão de anúncios: como otimizar a sua publicidade

Confira as principais falhas que impactam na conversão de anúncios e as suas respectivas soluções práticas.

1. Copywriting

O copywriting é a arte de escrever um conteúdo capaz de converter, persuadindo os visitantes a realizar uma ação. Contudo, se o texto não estiver alinhado com a sua ideia, ele pode não ser capaz de atingir o objetivo proposto. 

Para corrigir essa falha:

  • Tenha uma persona bem definida e use uma linguagem adequada a ela;
  • Aplique palavras-chave que estejam, de fato, relacionadas com o seu produto;
  • Chame a atenção do público com gatilhos que façam ele clicar no anúncio e conhecer melhor a oferta;
  • Escolha palavras-chave de correspondência negativa para atrair visitantes mais qualificados;
  • Tenha empatia na sua escrita. 

Recentemente, criamos um conteúdo com dicas exclusivas voltadas para o copywriting de anúncios. Você pode conferir clicando AQUI. 

2. Informações a respeito do produto

O fato de uma pessoa clicar no seu anúncio deixa claro que ela se interessou pela sua proposta. No entanto, essa não é uma garantia de que a venda será concluída. Ainda mais quando o potencial cliente se depara com informações incompletas e/ou imprecisas.

Para corrigir essa falha, a página para a qual o visitante será redirecionado precisa:

  • Deixar claro todos os detalhes sobre o seu produto, serviço ou curso, incluindo materiais disponibilizados (videoaulas, e-books, quantidade de módulos, entre outros);
  • Dizer claramente qual é o valor do investimento;
  • Mostrar quais são as condições de pagamento;
  • Incluir a sua política de privacidade e os termos de uso;
  • Valorizar a sua oferta, listando os benefícios que o seu cliente terá ao adquiri-la;
  • Ser honesta com relação a fatores que podem interferir nos resultados esperados;
  • Apresentar casos de sucesso que sirvam como testemunho dos efeitos práticos da sua oferta;
  • Responder a perguntas frequentes;
  • Adicionar outros canais de contato para que o visitante possa tirar possíveis dúvidas restantes.

3. Chamada para a ação

Independentemente de qual for a sua chamada para ação (CTA – Call to Action), é fundamental que ela seja objetiva e bem posicionada no seu anúncio. Um dos erros mais comuns dos empreendedores digitais é não deixar clara qual é a CTA. 

Para corrigir essa falha:

  • Invista no design na sua chamada para ação, de forma que a aparência dela estimule o visitante a clicar;
  • Use cores e um plano de fundo diferente do restante do anúncio para que seja identificada rapidamente a ação esperada;
  • A CTA deve ser curta e objetiva, inclusive podendo fazer uso de gatilhos de urgência.

4. Página de checkout

Muita burocracia e sistemas demorados de checkout são determinantes para que cliente acabe desistindo da compra. Por isso, é imprescindível afastar dores de cabeça na finalização do processo de compra e, assim, aumentar a conversão de anúncios.

Para corrigir essa falha:

  • Aposte em um checkout otimizado, com recursos de conversão que facilitem a vida do cliente, como consulta automática de CEP, link do boleto com código da transação, compra sem e-mail para produtos físicos, entre outros – todos estes e muitos outros estão presentes na plataforma da Perfect Pay;
  • Evite distrações na página de checkout, mantendo o cliente focado na conclusão da compra;
  • Use uma página responsiva e que se adapte a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e aparelhos celulares;
  • Transpareça profissionalismo, credibilidade e segurança, usando certificado de segurança (SSL) para que o cliente não tenha receio em informar seus dados pessoais e financeiros.

Por isso, se você quer saber mais sobre como ter um checkout profissional e otimizado para alavancar o seu negócio, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre o assunto clicando AQUI.

5. Segmentação

De que adianta se esforçar para fazer uma publicidade atrativa e otimizar todos os pontos chaves do seu anúncio se ele não for segmentado para o público certo, não é mesmo? 

Muitos empreendedores digitais querem atingir uma audiência muito abrangente. Com isso, não conseguem ter sucesso na conversão de anúncios.

Para corrigir essa falha, use as opções de filtragem da plataforma onde você está realizando a sua publicidade. Dentre as mais indicadas, estão:

  • Local de acesso;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Preferências;
  • Palavras-chave.

6. Monitoramento do desempenho

Muitos produtores, em especial os iniciantes, não dão a devida atenção ao monitoramento do desempenho na conversão de anúncios. Esse é um equívoco que, geralmente, decorre da falta de conhecimento sobre a importância das métricas. 

Assim, abrir mão dessas análises é contraproducente. Elas são importantíssimas para revelar quais anúncios convertem e que elementos precisam ser aperfeiçoados.

Para corrigir essa falha:

  • Use ferramentas de análise, como o Google Analytics;
  • Verifique quais são os termos mais buscados pelo seu público, de onde são os seus visitantes e a taxa de conversão;
  • Faça testes A/B para distinguir fatores que levam ao mau ou bom desempenho das suas campanhas;
  • Teste diferentes hipóteses até encontrar a melhor maneira de cativar o seu público. 

Se você quer conhecer as principais metodologias de análise e como aplicá-las no seu negócio, baixe agora mesmo o nosso e-book com 10 métricas importantes que você precisa conhecer para vender mais.

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