Conversão de leads: as 9 melhores práticas

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Uma estratégia completa de marketing digital vai muito além da mera publicidade na internet, afinal, requer um acompanhamento dos clientes desde o momento do primeiro contato, até a compra e depois disso. Anos atrás, a conversão de leads era feita por telefone, mas o processo podia ser exaustivo.

Hoje, graças aos avanços da tecnologia, existem muitas opções para atrair compradores. Mídias sociais, mecanismos de busca e plataformas específicas para vender produtos físicos ou digitais simplificaram bastante o trabalho do empreendedor.

Se você quer atingir mais pessoas, convencer afiliados de que o seu produto é bom e melhorar os resultados do seu negócio, leia este artigo para entender o conceito de lead, como ele é gerado, qual a fórmula para calcular a taxa de conversão, a importância da estratégia e outras dicas!

O Que É Lead, Afinal?

Um lead é qualquer pessoa que, de alguma forma, demonstra interesse pelo produto ou serviço que você oferece. Pode ser alguém que visitou o site por curiosidade e forneceu o endereço de e-mail para receber a newsletter, por exemplo.

O termo “converter um lead” significa o mesmo que transformar esse contato em um cliente em potencial por meio do funil de vendas do marketing. Isso significa que, quanto maior a taxa de conversão, mais vendas você terá.

Como Os Leads São Gerados?

Existem diferentes tipos de leads com base em como são qualificados e em que estágio do ciclo de vida estão. A geração de leads não é sobre armazenar a maior quantidade de endereços eletrônicos, mas apenas dos visitantes que têm mais chance de se tornarem clientes.

Normalmente, esses usuários acessam o site por meio do SEM (Search Engine Marketing) ou de uma pesquisa no Google (técnicas de SEO por meio de palavras-chave).

Os que são direcionados à publicidade chegam a uma página de destino que os convida a se inscrever por meio de textos persuasivos, em troca de alguns benefícios. Ou ainda são direcionados para a própria página de vendas.

Por outro lado, aqueles provenientes de SEO recebem conteúdo adicional com valor extra (como uma publicação para download ou uma ferramenta multimídia) em troca de detalhes de contato. Depois de criar um banco de dados de leads, eles são divididos e classificados em três seções do funil de vendas. Cada estágio requer uma abordagem própria: atração, consideração e venda.

Qual A Importância Da Geração De Leads Para O Seu Negócio?

A geração de leads permite direcionar os contatos mais qualificados e coletar informações importantes sobre clientes em potencial, bem como necessidades e preferências. Isso ajuda a adaptar o valor da sua oferta para atender às necessidades, desejos e interesses deles.

Além disso, faz com que o site gere mais tráfego, o que pode resultar no aumento da taxa de conversão e, consequentemente, lucro. Quando o usuário procura algo de que precisa e a página do produto chama a atenção, as oportunidades de fazer negócio são reais.

Como A Taxa De Conversão De Leads É Calculada?

O cálculo de uma taxa de conversão é simples por si só:

taxa de conversão = número total de conversões / número total de conversões possíveis

Tudo acontece com recursos como: envios de formulários, cliques no link ou CTA, abertura de e-mails e outros.

Suponhamos que você queira vender camisetas na internet. A sua meta é fazer com que o visitante desça até o fim do funil de vendas e compre a camiseta. Se a sua página recebe 100.000 visitantes únicos em abril, é possível vender para 2000 pessoas. Nesse caso, a taxa de conversão seria de 2% (100.000 / 2000 * 100).

É claro que, com um grande número de KPIs em potencial (principais indicadores de desempenho) para acompanhar, o mais recomendado é usar uma plataforma especializada na comercialização de produtos físicos e digitais.

Como Transformar Visitantes Em Clientes Na Prática?

Agora que você sabe o que a geração de lead significa para o seu negócio, conheça as 9 principais ações para uma estratégia bem-sucedida!

1. Crie Campanhas De Geração De Leads

Para converter, é preciso gerar leads. Essa atividade assume várias formas, desde campanhas por e-mail à mídia social. Depois de captar contatos, é necessário alimentá-los com conteúdos para facilitar a qualificação.

À medida que você move os leads no funil de vendas, é possível capturar mais informações e aumentar o envolvimento com a marca ao longo do tempo. Uma das maneiras mais eficazes é criar páginas de destino simples cujo objetivo é incentivar o lead a executar a ação desejada, como fazer o download de um conteúdo, se inscrever para um webinar, assistir à demonstração de algo etc.

2. Compreenda O Caminho Da Conversão De Leads

A partir do momento em que um visitante acessa seu site, você tem que entender a progressão do lead, desde o primeiro encontro até a meta final, cujo objetivo é convertê-lo.

Considere isso como uma trilha de migalhas de pão. Tudo começa quando um visitante vê o conteúdo que o interessa e, após alguns cliques, é direcionado para uma página de destino, em que são solicitados detalhes de contato em troca de serviços ou informações que atraíram essa pessoa.

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3. Planeje O Funil De Vendas

Às vezes, o que mata as conversões é solicitar a venda (inscrição, ou qualquer ação mais avançada) muito rápido. As pessoas podem estar apenas navegando e não estão com pressa de comprar. Quanto mais caro ou complicado o produto, mais tempo as pessoas precisam para estar prontas ou se comprometer.

Para cursos online, por exemplo, oferecer a demonstração de uma aula em vez de solicitar a inscrição ou compra logo no início pode trazer melhorias significativas nas conversões. Mas, em muitos casos, você precisa desacelerar e criar um funil de vendas para criar confiança, desenvolver relacionamento e provar a sua experiência.

4. Trabalhe No Fluxo De Nutrição De E-mails

O princípio básico de como usar o e-mail marketing para liderar a nutrição é focar no diálogo. Desenvolver personas, planejar o conteúdo, aumentar as visitas e começar a gerar leads são os primeiros passos de uma estratégia de marketing robusta.

Nutrir leads por e-mail significa encaminhar mensagens relevantes e personalizadas, configuradas com antecedência para serem lançadas em intervalos regulares. Outro ponto crucial é manter a consistência da entrega, que deve contar lentamente uma história com começo, meio e fim.

5. Use As Melhores Palavras-Chave

Sem palavras-chave, os clientes em potencial talvez nunca encontrem o seu produto quando procuram, e é por isso que elas são importantes na estratégia de SEO.

Digamos, por exemplo, que você queira vender iscas artesanais de pesca com minhoca artificial pela internet.

Um conjunto de palavras óbvias seria: “iscas artesanais de pesca com minhoca artificial”. No entanto, existem outras frases que as pessoas certamente estão usando para localizar produtos como esse. Por isso, é preciso determinar quais são e como adotá-las nos conteúdos.

O Google Ads é um ótimo ponto de partida para a pesquisa de palavras-chave, mas existem outras ferramentas disponíveis.

6. Otimize CTAs (Chamadas para Ação)

Da mesma maneira que uma página de vendas de alto nível pode aumentar ou quebrar a taxa de conversão de leads, o CTA ruim prejudica.

Se você não deixar claro o que o visitante precisa fazer, por exemplo, nada acontecerá. Portanto, elabore frases persuasivas, cuide do formato, conteúdo, imagens e outros elementos que fazem uma enorme diferença na tomada de decisão do comprador.

Variáveis como o contraste de cores entre o plano de fundo da página e o botão do CTA, assim como a localização certa de cada elemento visual, são muito importantes.

7. Faça Testes A/B

No meio digital, é importante testar, testar e testar novamente quando se trata de otimizar o resultado das vendas. A experimentação é a melhor maneira de minimizar os riscos na tomada de decisões, permitindo mais espaço para inovação e novas oportunidades.

O teste A/B é uma técnica para aumentar a taxa de conversão do seu site. Se você tem dois títulos possíveis para uma campanha de e-mail e não consegue decidir qual usar, pode executar um teste A/B para ver qual deles funcionará melhor.

Sendo assim, duas versões alternativas são criadas (A e B), cada uma com um título diferente. No final, você conta quantas pessoas executaram a ação: o título com mais cliques vence.

8. Acompanhe O Que As Pessoas Estão Dizendo

A prática de escuta social permite que você seja alertado instantaneamente quando alguém menciona a sua marca nas mídias sociais. Com ajuda da tecnologia, isso é bastante fácil. Os alertas de notificações aparecem quando alguém menciona a sua loja, favorecendo a interação com o usuário no exato momento em que ele está envolvido.

Se encontrar pessoas falando positivamente sobre seu produto ou serviço, interaja com elas para mostrar sua admiração. Se estão muito felizes, pergunte se desejam dar um depoimento. Aproveite o material para publicar na sua página de vendas, pois os defensores da marca são super úteis para promover itens e aumentar as taxas de conversão.

Como Analisar Os Resultados Da Conversão de Leads?

O senso comum diz que uma boa taxa de conversão está entre 2% e 5%. Se você está estabilizado nos 2%, uma melhoria para 4% parece um grande salto, não é mesmo?

A melhor maneira de medir os resultados é acompanhar os relatórios. A plataforma da PerfectPay fornece todas as informações para você identificar qual afiliado vende mais, bem como o volume de venda geral.

Além disso, a ferramenta também gerencia clientes ativos, recupera chekout preenchido, traz contatos perdidos de volta por meio de WhatsApp, permite compras sem endereço de e-mail e outras vantagens.

A maneira mais rápida de aumentar a conversão de leads é garantir que os contatos sejam clientes em potencial válidos e com maior probabilidade de fazer a compra. Não esqueça de que, quando você trabalha para ter o melhor, o mais relevante e o mais envolvente conteúdo da internet, os visitantes encontrarão a sua marca primeiro.

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