Existem diversas possibilidades de divulgação gratuita para produtores e afiliados. Dentro de um mercado tão concorrido, economizar nas estratégias de marketing é sempre uma boa pedida. A boa notícia é que, além da redução de custos, você pode aumentar significativamente os seus resultados em vendas.
Portanto, independentemente de o seu orçamento estar apertado ou não para divulgar online, é sempre bom ficar por dentro dos canais que permitem realizar campanhas, anúncios e conteúdos gratuitamente. Ao adotar esse tipo de estratégia, ainda de quebra, você fortalece a sua presença digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura deste post produzido pela equipe da Perfect Pay para ajudar você a tornar o seu negócio ou produto ainda mais conhecido e rentável. Bora conferir!
1. Ser ativo nas redes sociais
Divulgar online de forma gratuita se tornou muito mais fácil com o surgimento das redes sociais. Hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo acompanhando diferentes timelines e usando as redes para se comunicar não apenas com amigos e familiares, mas também com as suas marcas favoritas.
Quando você é ativo nas redes sociais, acaba divulgando seus produtos e serviços de graça. Entretanto, procure criar conteúdos diferentes para cada plataforma, como por exemplo o Instagram, o Facebook e o Twitter. Afinal, enquanto algumas são focadas em imagem, outras podem ser em vídeos ou textos.
Além disso, separe a vida pessoal da profissional. Tenha perfis e páginas especificamente criadas para o seu negócio.
2. Ter um blog e escrever guest posts
E por falar em texto, nada melhor do que ter um blog para publicar materiais sobre a sua empresa, produtos, serviços e assuntos afins. O marketing de conteúdo é, em sua maior parte, conduzido na blogosfera.
Por isso, produza artigos que contribuam com o aprendizado de seus leads. Eles podem, assim, compreender melhor os problemas que os seus produtos são capazes de solucionar.
Você também pode publicar em blogs de empresas, produtores e afiliados parceiros, bem como receber convidados para publicarem no seu blog. Essa é a chamada estratégia de guest post, a qual ajuda a impulsionar a credibilidade e visibilidade de diferentes profissionais que atuam em nichos semelhantes.
Em ambos os casos, nunca esqueça de otimizar o texto com SEO (Search Engine Optimization). Isso fará com que o seu blog, apesar de ser gratuito, apareça em destaque nos resultados das pesquisas do seu público no Google.
3. Enviar newsletters
Outra maneira sem custos de divulgar os conteúdos que você produziu e ofertas especiais é através de e-mails. Para tanto, você pode enviar newsletters.
A grande vantagem dessa escolha é que somente pessoas realmente interessadas nos seus produtos e serviços estarão inscritas na lista de contatos da newsletter. Depois, basta oferecer conteúdos relevantes periodicamente.
Todavia, seja cauteloso para não se restringir apenas à propaganda propriamente dita, o que pode ser mal recebido pela sua audiência. Intercale a divulgação com um breve resumo introdutório de seus blog posts, seguido do link da postagem. Isso ajuda a aumentar o seu tráfego e engajamento.
4. Criar uma lista de transmissão no WhatsApp
Com a criação do WhatsApp Business, ficou muito mais fácil de divulgar online o seu negócio. E o melhor de tudo: sem custos!
Se você ainda não tem, crie um perfil comercial nessa que é a mais importante plataforma de troca de mensagens da atualidade. A ferramenta é gratuita, além de permitir manter um contato direto e constante com o seu público.
5. Participar de podcasts
Já se tornou comum ouvir podcasts no trânsito ou ao realizar outras tarefas. Há quem afirme que não tem jeito melhor de aproveitar o tempo dedicado a atividades que não permitem distrair-se com imagens, vídeos e leituras.
Nesse contexto, um jeito interessante de divulgar online é com a participação em podcasts que tratam de assuntos relacionados ao seu tipo de negócio. Você pode não apenas aumenta a sua credibilidade como também pode fechar parcerias de divulgação de promoções exclusivas para os ouvintes.
6. Disponibilizar conteúdo em vídeo
O Youtube é a plataforma de vídeos mais acessada do mundo. De acordo com o Youtube Insights, a enorme parcela de 95% dos internautas brasileiros acessam o site ao menos uma vez a cada 30 dias.
Publicar conteúdo no Youtube é gratuito. Mesmo com vídeos simples e feitos em casa, você pode demonstrar seus produtos e serviços. Aliás, essa é uma ótima ferramenta para abordar detalhes, funções, dimensões, entre outros aspectos relevantes de itens físicos ou digitais.
7. Participar de eventos
Eventos online estão acontecendo com muito mais frequência desde a pandemia. Você pode marcar presença e transformar esses momentos em oportunidades de negócios.
Além de se conectar com outras pessoas que têm interesses afins, aumentando a networking, você ainda fortalece a sua imagem. Quem sabe até mesmo o inspire a criar o seu próprio evento, que tal?
Pronto! Agora você já está por dentro de várias dicas para divulgar online de forma gratuita. Até a próxima!