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O que é um webinar e como fazer: um guia completo!

Por PerfectPay em outubro 7, 2020
9 minutos para ler

Produtores têm se dado por conta que, cada vez mais, a internet é dominada pelos vídeos. Eles são ferramentas importantíssimas para a sua divulgação e até mesmo para o desenvolvimento de produtos propriamente ditos. Por isso, hoje veremos o que é um webinar e como fazê-lo. 

Antes de mais nada, vale ressaltar que o webinar é interessante nos mais diversos momentos da jornada de compra do cliente. Ele se adapta aos estágios do funil de vendas de acordo com o conteúdo que é apresentado.

Alguns produtores resistem e simplesmente deixam de lado essa oportunidade. Contudo, ela é estratégica para gerar leads e conduzir a conversão de seus clientes. 

Se você ainda não usa o webinar e quer entender melhor como funciona, fique de olho nos próximos tópicos. Aqui estará um guia básico com tudo o que você precisa fazer para iniciar a sua produção de vídeos nesse formato. 

Bora conferir?

O que é um webinar?

O webinar é um tipo de palestra por videoconferência que tem fins educativos ou comerciais. Usualmente, o produtor ou empresa usa uma plataforma para transmitir esse conteúdo ao vivo.

O termo vem da expressão da língua inglesa web based seminar. Ou seja, seminário realizado na web. 

Todavia, o webinar se difere das famosas lives. Ele tem objetivos muito mais específicos e voltados para o marketing de conteúdo. Dessa maneira, você pode divulgar tanto a sua empresa como as soluções que são oferecidas por ela. 

Para que situações o webinar é indicado?

A gama de possibilidades para as quais o webinar é indicado é ampla. Vejamos alguns exemplos:

  • Para atrair e gerar leads usando temas mais amplos;
  • Para nutrir leads quentes com temas mais avançados;
  • Para demonstrar produtos com foco na conversão;
  • Para reter clientes já convertidos fazendo marketing de relacionamento.

E esses são somente algumas das alternativas. Basta soltar a criatividade e adaptar o seu webinar ao seu objetivo. 

Como fazer um webinar?

Não há “receita de bolo” que defina exatamente como você deve conduzir o seu seminário online. A presença ou não de um cenário e de equipamentos diferenciados também fica a critério de cada um. 

De qualquer maneira, alguns elementos são fundamentais para fazer um webinar de sucesso. Por isso, logo em seguida você verá um passo a passo básico de como proceder para fazer o seu.

1. Defina o tema

O primeiro passo é escolher qual será o assunto trabalhado no seu webinar. Para tanto, considere as demandas da sua empresa e que temas podem trazer resultados para supri-las. 

Uma dica é ter empatia e considerar quais são as expectativas da sua persona. Afinal, o público precisa estar interessado nessa temática para participar da sua palestra. 

Se você não se sente confortável para conduzir o evento sozinho na primeira vez, pode convidar um palestrante para fazer uma parceria. Nesse caso, lembre-se de convidá-lo com antecedência e realizar um planejamento conjunto.

2. Escolha uma plataforma

Existem diversas plataformas para webinar e cada uma tem vantagens a oferecer. Algumas delas são pagas e outras 100% gratuitas. 

A decisão fica a seu critério. Contudo, aqui estão algumas das mais utilizadas para você inspirar a sua escolha:

  • Google Hangouts;
  • WebinarJam;
  • Youtube;
  • Twitch;
  • Facebook;
  • GoToWebinar;
  • GoToMeetin;
  • WeBex.

3. Crie o roteiro do seu conteúdo

Assim como em qualquer outro conteúdo audiovisual, é preciso criar um roteiro que norteie a sua apresentação. Isso evita o famoso “branco”, agiliza a sua fala e ainda garante que você não deixe de mencionar informações importantes. 

O script pode ser redigido conforme as necessidades do formato escolhido. Quer algumas ideias? Aqui estão:

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  • Lançamento de produtos e serviços: elenque os pontos fortes do seu produto e explique cada um deles para sanar as curiosidades do expectador;
  • Demonstração: mostre a aplicabilidade do seu produto e demonstre como as funcionalidades dele podem ser a solução que o seu público procura;
  • Entrevista: um bate papo com um parceiro de negócios e até mesmo com um cliente que é caso de sucesso da sua marca pode ser uma boa ideia;
  • Perguntas e respostas: você pode reunir questionamentos de seus seguidores previamente ou ao vivo e respondê-los na transmissão.

Essas são ideias que podem funcionar muito bem separadas e também combinadas. No entanto, tome cuidado para não prolongar demais o webinar. 

Programe uma introdução breve, em torno de 5 a 10 minutos. Em seguida, elabore uma apresentação que dure máximo meia hora. 

Reserve cerca de 10 minutos após a apresentação para interagir com a audiência e tirar dúvidas ou mencionar comentários relevantes. Por fim, crie uma boa chamada para a ação objetiva, trazendo uma oferta de valor e que seja apresentada em no máximo 5 minutos.

4. Agende a uma data para o evento

A data e hora do webinar são elementos importantíssimos a serem considerados antes de você iniciar a sua divulgação. Esteja atento para detalhes como a proximidade de feriados, a ocorrência de outros eventos importantes no mesmo momento e outras situações que possam competir com você pela audiência. 

Somente depois de realizar mais encontros como esse você terá uma ideia mais clara de quais são os dias e horários mais adequados. Portanto, mantenha o seu cronograma sempre organizado para realizar esse monitoramento e aprimorar as suas escolhas.

5. Divulgue

Quando você já tiver um tema, um modelo de roteiro para o webinar e uma data/hora para ele acontecer, chega o momento de convidar pessoas interessadas para participar do evento. E essa é uma das etapas mais desafiadoras.

Primeiramente, monte uma landing page onde as pessoas possam fazer a inscrição. Elas devem deixar ao menos o endereço de e-mail para que você envie lembretes e transforme essa audiência em leads. Não deixe de colocar informações chave nessa página.

Entre as ferramentas de divulgação, podem estar:

  • E-mail marketing;
  • Divulgação nas redes sociais;
  • Anúncios pagos;
  • Banners com CTA no seu site;
  • Parcerias com influenciadores digitais;
  • Entre outras.

Ao longo do período de divulgação, monitore o número de inscritos. Isso ajudará a determinar se há a demanda por um reforço na sua campanha de divulgação. 

6. Verifique aspectos técnicos

Um dia antes do webinar, verifique todos os aspectos técnicos da sua apresentação. Eles podem variar, mas aqui vão alguns lembretes:

  • Imprima materiais de apoio com os tópicos principais que serão abordados;
  • Verifique o enquadramento da câmera;
  • Confira se a iluminação é adequada;
  • Teste o volume e a qualidade do áudio;
  • Prepare as ferramentas necessárias para que estejam todas à mão no momento da apresentação;
  • Observe se o sinal de internet está em dia.

Recentemente, postamos no blog da Perfect Pay um conteúdo que aborda justamente esses e outros aspectos relacionados. Você pode conferir técnicas para produzir vídeos de qualidade em casa clicando AQUI. 

7. Faça a sua apresentação

Ao chegar o “grande dia”, mantenha-se tranquilo. Se todas as etapas anteriores forem bem realizadas, não há com que você se preocupar. Seu webinar será um sucesso!

Procure falar com clareza e destaque todos os pontos que você se propôs a apresentar. Lembre-se de recepcionar os expectadores para que eles se sintam acolhidos, interaja, responda às perguntas deles e agradeça a participação. 

8. Entre em contato após a transmissão

Se você acha que o webinar termina no dia da apresentação, está enganado. Após o seminário, você precisa continuar interagindo com esses leads aquecidos para convertê-lo.

Envie um e-mail com um agradecimento pela participação, anexando os slides da apresentação ou o link da reprise. Também peça o feedback com sugestões para os próximos eventos. 

Além disso, é claro, reforce a sua oferta caso tenha apresentado alguma proposta. Isso é primordial para que os esforços dedicados ao seu webinar sejam recompensados.

Dicas para resultados ainda mais expressivos

Ufa! Com todo esse passo a passo detalhados, você já teve uma ideia de cada um dos aspectos envolvidos na elaboração, divulgação e apresentação de um webinar. Pode até parecer complexo, mas, como para tudo na vida, a prática leva à perfeição.

Antes de finalizarmos, aqui estão mais algumas dicas práticas para que você faça um webinar bem sucedido. Confira:

  • De acordo com profissionais da área, os melhores dias para a transmissão de seminários virtuais são nas terças, quartas e quintas-feiras;
  • Os melhores horários para a apresentação são pela parte da tarde e à noite;
  • Embora a audiência seja um motivador importante para o seu evento, o índice de participação não é sinônimo de altas taxas de conversão – foque na qualidade da audiência ao invés de quantidade;
  • Não deixe de disponibilizar a gravação da transmissão posteriormente, mas tenha uma oferta especial para quem estiver presente ao vivo;
  • A divulgação precisa começar cedo, com pelo menos 3 semanas de antecedência, mas ela deve ter força total nos 3 dias anteriores ao evento;
  • E-mail marketing é indispensável na sua estratégia;
  • Parcerias para divulgação alavancam os seus resultados;
  • Uma linguagem menos formal (e entediante) é muito mais atrativa – torne o seu webinar descontraído!

E aí, você já é adepto desse formato de conteúdo? Como tem sido a sua experiência com ele? E, caso ainda esteja considerando aplicá-lo, ficou alguma dúvida? Aproveite o espaço dos comentários para interagir com a equipe da Perfect Pay!

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