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 6 dicas para usar marketing de conversão e aumentar o faturamento

7 minutos para ler

A maneira como os clientes interagem com as marcas e consomem produtos e serviços mudou irreversivelmente. O que era apenas uma tendência agora se tornou uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado e o marketing de conversão contribui para essa adaptação.

Algumas estratégias de marketing mais inovadoras buscam capturar a atenção das pessoas de maneira não invasiva ou interruptiva, com foco nas características e anseios dos consumidores e a partir da distribuição de conteúdo de valor.

O objetivo é converter o público potencial em consumidores, incrementar a experiência desses clientes durante o consumo e, principalmente, torná-los promotores da marca a partir da fidelização. Neste artigo apresentamos algumas dicas para aumentar o faturamento e alcançar outros resultados com o marketing de conversão. Confira!

1. Tenha objetivos claros em sua estratégia

Todas as empresas objetivam o aumento do seu faturamento, mas os caminhos percorridos para alcançar esse resultado pode ser diferente e determinante para sua competitividade e presença no mercado.

Por isso, é importante buscar um objetivo que culmine em rentabilidade, mas também direcione para outros benefícios, como aumento do engajamento dos clientes e reconhecimento da marca. Veja esses e outras metas que devem ser almejadas a seguir.

Aumentar a geração de leads

Com o marketing de conversão é possível aumentar o tráfego do seu site e também gerar resultados em longo prazo, uma vez que a disponibilização de conteúdos relevantes em pontos de contato com os clientes aumentam o engajamento e tempo de permanência desse público na página da empresa.

Isso eleva a classificação da sua página nos mecanismos de pesquisa. Além disso, sem informações acerca dos visitantes no seu site ou blog, você não poderá enviar o conteúdo certo para transformá-los em leads e, posteriormente, qualificá-los para a venda.

Criar engajamento com o público

Estratégias de marketing de conversão também aumentam as interações dos clientes com o seu produto. O engajamento constrói uma conexão estreita e constante com um público mais seletivo, conquistando credibilidade. Por isso, quanto maior o engajamento com as suas campanhas, maior será a relevância do seu conteúdo para o seu público.

Educar o mercado

Muitos clientes podem não compreender a proposta de valor dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Com estratégias certas de marketing de conversão é possível alcançar esse público, disponibilizar conteúdo relevante e educá-los para que eles tenham total conhecimento sobre seu portfólio, além de saber como usar produtos e serviços e onde encontrá-los quando surgir a demanda.

Aumentar o Life Time Value (LTV)

LTV é o valor total que um cliente gasta na sua empresa durante uma experiência de consumo. É muito mais barato revender para um consumidor do que conquistar um novo cliente para o seu negócio. Com o marketing de conversão é possível manter esse cliente engajado com sua marca em longo prazo.

Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC aponta o valor que você investe em marketing e vendas para obter um novo cliente. Quando essa métrica é baixa, a receita gerada pela venda é maior. Portanto, o objetivo de qualquer empresa é manter um CAC pequeno.

2. Conheça seu público-alvo e defina sua persona

Um requisito das estratégias de marketing é qualificar adequadamente as leads para atrair um público que realmente irá gerar valor para os negócios. É necessário criar um conteúdo relevante para esses clientes até que estejam prontos para entrar e percorrer seu funil de vendas.

Enquanto o público-alvo se baseia na descrição de um grupo demográfico, as personas são representações semi-ficcionais de seus clientes ideais. Essas representações são determinadas por meio de entrevistas ou com a identificação de características comuns que podem ser replicadas nos consumidores potenciais.

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Com as personas certas, você pode mapear a jornada do seu cliente ideal e as etapas que eles deverão seguir desde o momento em que descobrem sua marca até o momento em que decidem comprar.

3. Escolha um canal de contato mais adequado

Os canais são escolhidos de acordo com as características da persona e o estágio do funil que elas estão. Os blogs, por exemplo, são a base de estratégias de marketing porque são canais onde é possível disponibilizar vários tipos de conteúdo e atingir as leads em todas as fases da sua jornada de consumo.

Já as redes sociais, podem ser usadas para divulgar produtos e serviços, além engajar o público e gerar tráfego para o blog.

4. Escolha o conteúdo certo para cada estágio do funil de vendas

Alguns materiais, como e-books, têm conteúdo mais valioso e informativo do que as postagens do blog, por isso são usados para reforçar a autoridade das empresas dentro do segmento em que atuam.

Quando uma lead baixa um e-book a partir de uma landing page, a empresa obtém informações que podem ajudar a embasar estratégias de e-mail marketing, por exemplo.

O e-mail é o canal de maior ROI (Return of Investment), reforça os esforços gastos em outros estágios do funil além de ser mais em conta se usado da forma adequada (e com as ferramentas de automação certas).

Os conteúdos mais indicados para cada estágio do funil são:

  • topo do funil: postagens em blogs, vídeos, podcasts e e-books informativos;
  • meio do funil: e-books, white papers e webinars;
  • fundo do funil: webinars, estudos de caso, landing page com ofertas e descontos, testes de produtos e planos gratuitos;
  • pós-venda: postagens em blogs, infográficos e webinars.

5. Determine métricas para acompanhar os resultados

Você também precisará definir KPIs para acompanhar os resultados da sua estratégia. Se você não mensurá-los, não saberá quais as próximas etapas deverá seguir.

O estabelecimento de KPIs segue o modelo SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time bound). Ou seja, deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo predeterminado para reavaliação.

O maior benefício de conversão é a rastreabilidade dos dados: é possível monitorar as ações das leads e os resultados em tempo real, para alterar rapidamente a estratégia de forma a potencializar os resultados ou combater gargalos.

6. Conte com uma plataforma de afiliados

Ao escolher uma plataforma de afiliados, cadastre-se em uma que possui as ferramentas ideais para aplicar estratégias de marketing de conversão. Assim, você consegue elevar consideravelmente as conversões das seus leads por meio soluções inovadoras como:

  • Check-out otimizado, sem solicitação de e-mail;
  • Configuração de estratégias de upsell, down sell e cross sell;
  • Recuperação de Check-out preenchido para incluir nas estratégias de remarketing e retargeting;
  • Integração com o WhatsApp para envio de mensagens personalizadas;
  • Equipe de recuperação de chargebacks;
  • Emissão de boleto de um boleto que nunca vence;
  • Relatórios de dados coletados em tempo real para potencializar a tomada de decisão sobre as melhores práticas de vendas e estratégias de marketing;
  • Recursos para recuperação de boletos abandonados e cancelados, entre outros.

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