como escolher uma plataforma de afiliados como escolher uma plataforma de afiliados

Plataforma de Afiliados: tire as suas dúvidas!

18 minutos para ler

Quer trabalhar como afiliado, mas não sabe por onde começar? A escolha da plataforma de afiliados é o primeiro passo, não acha? Ter o suporte necessário é essencial tanto para o produtor, que é quem é responsável pelos produtos físicos ou digitais, quanto para o afiliado, que é quem os comercializa.

Pensando nisso, criamos um post que vai tirar todas as suas dúvidas sobre como escolher uma plataforma de afiliados. Fique atento!

O Que São Plataformas De Afiliados?

Plataformas de afiliados são espaços na internet que promovem o encontro entre quem faz produtos digitais (produtor) e quem vende produtos digitais (afiliado).

Nessas plataformas, os produtores oferecem seus produtos para que outras pessoas os divulguem na internet, ganhando escalabilidade nas vendas.

Os afiliados, por sua vez, ganham uma comissão a cada venda efetivada. Eles podem se dedicar à promoção de um ou vários produtos. Isso depende da disponibilidade de tempo e do desejo de gerar mais receita.

Como Saber Se É O Momento Certo De Me Tornar Um Produtor Nesse Tipo De Estratégia?

O momento certo para se tornar um afiliado é quando você decide que quer trabalhar menos, ganhando mais. Não se trata de mágica, apenas de uma maneira mais eficiente de transformar seu conhecimento em uma fonte rentável de receita.

Por exemplo: se você é professor de idiomas, pode criar um curso online e contar com afiliados que vendam seu material. Se é um consultor de negócios, pode desenvolver uma ferramenta de gestão e aproveitar os mesmos recursos para divulgar seu infoproduto.

Qualquer pessoa pode se tornar um produtor de conteúdo digital, desde que seja um expert em determinado assunto e dedique o tempo necessário para desenvolver algo que seja relevante para um grupo de pessoas.

O Que Avaliar Antes De Se Tornar Um Afiliado?

Antes de se tornar um afiliado, você deve levar em consideração alguns fatores essenciais para o seu sucesso. Confira quais são eles.

Segmento Do Produto

A primeira decisão que você tem que tomar antes de iniciar no mercado de afiliados é em relação ao nicho de mercado em que você vai atuar.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre quais são as tendências de infoprodutos e o que as pessoas estão adquirindo na internet.

Verifique, também, se você tem afinidade com a área. É mais fácil vender algo que conhecemos do que optar por um infoproduto que é uma total novidade para nós.

Por fim, experimente o infoproduto antes de optar por ele na plataforma de afiliados. Afinal, é a sua credibilidade e reputação que estão em jogo.

Potencial De Vendas

Outro fator que você deve levar em consideração é o potencial de vendas do produto que você vai representar.

Ele pode ser vendido o ano todo ou é sazonal? Tem algum tipo de restrição ou pode ser adquirido por qualquer pessoa? Quem são os concorrentes desse infoproduto? Essas são algumas perguntas que vão ajudá-lo a se decidir pelo melhor programa de afiliados.

Formas De Divulgação

O afiliado é um vendedor. E, como todo bom vendedor, deve dominar algumas técnicas de vendas online para afiliados.

Geralmente, os afiliados fazem uso de estratégias de marketing digital para dar visibilidade aos infoprodutos que vendem. Então, se você ainda não domina ferramentas como inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO, é hora de ir se familiarizando com elas.

Ah, não se esqueça de verificar até que ponto o produtor de conteúdo fornece recursos para que você divulgue seus infoprodutos. Muitos deles já têm kits prontos, como banners, vídeos e imagens.

E por falar nisso, avalie a qualidade do material de divulgação, especialmente a página de vendas do infoproduto. Ao interagir com ela, você tem vontade de comprá-lo? Se a resposta for “sim”, ótimo, já é um bom sinal. Se for “não”, talvez não seja tão interessante para outras pessoas também.

Remuneração

É essencial, ainda, que você conheça bem a forma de comissionamento do infoproduto. A comissão varia de plataforma para plataforma e de produto para produto.

Leve em consideração a complexidade do produto e a dificuldade de vendê-lo. Quanto mais difícil for a venda, maior deve ser a comissão.

Conheça, também, as regras da plataforma de afiliados. Algumas vezes existem taxas cobradas que não são levadas em consideração por quem está iniciando.

 Como Escolher A Plataforma De Afiliados Ideal?

Outro ponto que você deve considerar é como escolher uma plataforma de afiliados que facilite a sua vida, seja como produtor ou como vendedor. Confira algumas dicas.

Facilidade De Uso

Ter acesso a uma plataforma de fácil navegação, em que você encontra todas as informações rapidamente, é uma vantagem que deve ser considerada.

Confira se você encontra tudo o que precisa para operar a plataforma, se há FAQ e opção de suporte, por exemplo.

Qualificação Do Produtor

Caso você tenha um produto em vista, é sempre válido conferir se a pessoa que o elaborou tem a qualificação necessária. Essa é uma segurança a mais para você, que vai vender o produto.

Imagine que você está interessado no segmento fitness e que o produtor de um curso de treinamento específico para ganho de massa sequer é formado na área. Credibilidade zero para a sua venda, certo?

Suporte

Ter o suporte adequado, tanto em relação ao produto que você deseja vender, quanto ao uso da plataforma de afiliados, também deve fazer parte do seu checklist de verificação.

Nada pior do que ficar na mão quando a tecnologia não funciona. Mas também não é nada agradável ficar sem informações essenciais para desenvolver seu trabalho com qualidade, não é?

Taxas

Normalmente, as plataformas não cobram nada dos afiliados. Entretanto, cobram taxas de quem está divulgando infoprodutos para venda. Então, se você está no papel de produtor, vale a pena conferir essa regra.

Conhecer antecipadamente as taxas cobradas pela plataforma facilita na hora de precificar seu produto e determinar a comissão que os afiliados ganharão. Sem falar no seu lucro, claro!

Como Funcionam Os Programas De Afiliados?

As plataformas de afiliados são ferramentas que promovem o encontro entre produtores e afiliados. Além disso, elas facilitam o dia a dia dessas pessoas, oferecendo serviços exclusivos, como a gestão das comissões, por exemplo.

Na prática, o funcionamento dos programas de afiliados é bem simples: o produtor se cadastra na plataforma de afiliados e divulga seu produto. Os afiliados que têm interesse em vender esse produto se candidatam para a venda.

Quando o produtor aprova o afiliado, este recebe um link, que é exclusivo. O afiliado divulga o link de venda por meio de vários canais, como site, blog e redes sociais.

As pessoas que se interessam pelo produto clicam no link de venda e, uma vez que a compra é finalizada, produtor e afiliado ganham.

A parte legal é que, mesmo que a venda não se concretize da primeira vez, o sistema da plataforma de afiliados continua rastreando o link exclusivo do afiliado por um prazo determinado, que pode variar de 7 a 30 dias. Assim, mesmo que o comprador volte dias depois para finalizar a compra, o afiliado continua recebendo sua comissão pela venda.

Quais São As Vantagens De Uma Plataforma De Afiliados?

Existem várias vantagens em se tornar um produtor ou afiliado. Algumas delas você já deve ter percebido ao longo da leitura. Outras, você confere a seguir.

Faz Seu Conhecimento Render

Cada pessoa possui uma série de conhecimentos e experiências que pode compartilhar com os outros. Melhor ainda se esse conhecimento trouxer alguma renda, não é?

Uma plataforma de afiliados permite que qualquer pessoa compartilhe aquilo que sabe de forma rápida e escalável, transformando-se em uma fonte de renda importante para quem se dedica a criar infoprodutos de qualidade.

Não Exige Muito Dinheiro Para Começar

Sonhos e planos, a gente sempre tem. Mas dinheiro para colocar em prática já é mais difícil. É por esse motivo que as plataformas de afiliados são uma boa ideia para quem quer começar um novo negócio.

Para o infoprodutor, o único investimento inicial é o de desenvolver um conteúdo que seja atrativo. Para o afiliado, é o de usar a criatividade para divulgar os infoprodutos e começar a ganhar dinheiro.

Quem quer se tornar um produtor de conteúdo digital pode desenvolver e-books, aplicativos, ferramentas, softwares, planilhas, templates e cursos, entre outros tipos de conteúdo online.

Já quem prefere ser afiliado pode criar um blog e atrair tráfego com marketing de conteúdo e SEO, ou então, optar por anúncios pagos nas redes sociais.

Essas são ideias que não custam muito e trazem grandes resultados!

Dá Mais Flexibilidade À Sua Rotina

Seja você um afiliado ou produtor, se o marketing de afiliados for sua única atividade, a flexibilidade é garantida.

Você gerencia seu tempo da melhor forma, conciliando outros afazeres, como cuidar da família ou ir à academia a qualquer hora do dia ou da noite!

Com o tempo e o ganho de experiência, você pode chegar a dedicar um ou dois dias para planejar todas as ações de divulgação do seu produto e aproveitar o resto da semana realizando outras atividades, como viajar, por exemplo.

Os resultados das vendas e o acompanhamento das comissões são feitos totalmente online.

Fortalece Sua Veia Empreendedora

A taxa de empreendedorismo chegou a 38% em março de 2019, mostrando que o brasileiro quer mesmo é autonomia para desenvolver seu próprio negócio e tomar as próprias decisões.

Esse é um dos motivos para o crescimento do marketing de afiliados, já que ele permite que as pessoas se desenvolvam naquilo que sabem e gostam de fazer.

Então, se você sempre quis empreender e não sabia por onde começar, aqui está sua grande chance!

Rentabiliza Seu Site Ou Blog

Muitos produtores e afiliados encontram uma excelente fonte de renda ao combinar paixões pessoais e o marketing de afiliados. Este pode ser o seu caso!

Powered by Rock Convert

Se você tem um site ou blog que recebe muitas visitas mensais, pode transformá-lo em uma plataforma de vendas online, inserindo seus links de afiliado em seus conteúdos ou promovendo banners com ofertas de produtos.

Escala Suas Vendas

Se você é um produtor, a plataforma de afiliados permite que você conquiste vários aliados na venda dos seus produtos.

Com um esforço pequeno, que é o de cadastrar seu produto na plataforma, você otimiza sua força de vendas sem se preocupar com contratações e pagamentos.

Pode Ser Feito Por Qualquer Pessoa

A única exigência feita pelas plataformas de afiliados é de que a pessoa tenha mais de 18 anos. Cumprindo este requisito, qualquer um pode se tornar um afiliado e promover produtos online.

Dessa forma, pais e mães que precisam ficar em casa com os filhos, freelancers e profissionais que querem complementar a renda encontram uma forma simples e barata de atingir seus objetivos profissionais e ganhar mais dinheiro.

Como Saber Se O Meu Produto Vai Ser Atrativo?

Vender bem nas plataformas de afiliados é consequência de ter um bom produto. E como você sabe que o seu infoproduto vai bombar nas vendas?

Primeiramente, conhecendo seu público-alvo e o que ele precisa. Sempre que oferecemos uma solução prática e útil, temos mais chances de ser bem-sucedidos nas vendas. Portanto, pesquise bastante e defina suas personas!

Depois de conhecer bem o seu público, eleja um problema ou necessidade que você pode resolver por meio do seu infoproduto. Essa será a base de toda a sua comunicação online para promovê-lo.

Se for possível, peça que algumas pessoas testem o seu produto e deem um feedback sobre ele. É importante conhecer a opinião de pessoas que têm o perfil do seu cliente ideal para determinar se o seu produto será atrativo.

Feito isso, depois do lançamento, não esqueça de monitorar as avaliações de quem comprou. A reputação do produto na plataforma de afiliados é um forte indicador para outros potenciais clientes. Assim, quanto melhor for a sua reputação, mais chances de vendas.

Quais São As Principais Técnicas De Vendas Para Afiliados E Produtores?

Dominar as melhores técnicas de vendas online para afiliados vai facilitar a divulgação e as vendas, tanto para produtores quanto para afiliados. Mas, com tantas opções que a internet oferece, quais são as mais recomendadas?

Eduque Seu Público

Nem todo mundo tem certeza do que quer comprar. Em boa parte das vezes, as pessoas têm apenas uma vaga ideia do problema que enfrentam.

A melhor maneira de mostrar que um problema existe e que a solução é simples é educando seu público.

Atualmente, educar as pessoas é algo relativamente simples. Crie conteúdo relevante e útil para o público que você quer impactar e publique-o em blogs e redes sociais. Você pode até promover esses conteúdos para que eles tenham um alcance maior.

Uma vez que você tenha atraído a atenção desse potencial cliente, basta entrar com a solução e um bom argumento de venda.

Foque Em Benefícios

As pessoas não estão buscando características de produtos, mas, sim, benefícios. Elas não querem saber que o seu e-book tem 231 páginas, mas o que ele resolve nessas páginas.

Nesse sentido, sempre que for embasar suas vendas, pense nos benefícios que o produto oferece aos consumidores. Destaque-os em cada ponto de contato com seus potenciais clientes e crie argumentos consistentes em torno deles.

Quer um exemplo? Se você tem um curso de aromaterapia e quer promovê-lo com marketing de afiliados, deve destacar os problemas que a aromaterapia resolve, como depressão, estresse e ansiedade.

Além disso, deve ressaltar que, mais do que aprender para si mesmo, o seu aluno poderá aplicar e ensinar a outras pessoas.

Faça Bom Uso Do Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita que tem como objetivo persuadir seu potencial cliente a realizar uma ação, como comprar seu produto, por exemplo.

O copywriting se concentra em desconstruir as possíveis objeções que uma pessoa possa ter em relação ao seu produto, levando-a a perceber como a solução que você apresenta é ideal para ela.

Essa técnica pode ser usada em blog posts, e-books, e-mails, anúncios e até posts em redes sociais.

Quais São Os Principais Erros Que Devem Ser Evitados?

Como bem diz o ditado, errar é humano. Mas, se pudermos evitar, melhor, não é? Por esse motivo, listamos a seguir os erros mais frequentes de quem está iniciando no universo de afiliados. Confira!

Não Estudar Bem O Nicho De Atuação

Quando você escolhe uma plataforma de afiliados que tem centenas de ofertas, é bastante tentador atirar para todos os lados e selecionar produtos inovadores e bastante convincentes.

No entanto, como dissemos lá atrás, é importante selecionar um nicho de mercado com o qual esteja familiarizado. Conhecer bem o segmento do produto permite que você atraia leads e clientes mais qualificados e também facilita no momento de argumentar a venda.

Não Conhecer O Produto Que Vai Vender

Imagine que você recebe uma caixa totalmente fechada, com a informação de que nela há uma barra de ouro que custa R$ 29,90. Fácil de vender, não é?

Mas, e se na hora que a pessoa que comprou abre a caixa, na verdade era apenas a imitação de uma barra de ouro?

Essa situação é mais comum do que você imagina. Muitas vezes, o afiliado se motiva a vender determinado produto porque o título ou a promessa de solução é bastante convincente. No entanto, na realidade, o produto não representa tudo aquilo.

É por esse motivo que, antes de selecionar os produtos que você vai representar, é essencial experimentá-los. Assim você terá total confiança naquilo que está oferecendo às outras pessoas.

Preocupar-se Apenas Com A Venda

Marketing de afiliados é sobre vendas, certo? Sim, com certeza.

Mas, mais do que empurrar infoprodutos para as pessoas, você deve ter como objetivo ajudá-las a resolver um problema.

Quando você se foca mais em ajudar do que em vender, conquista confiança e credibilidade. Faz sua reputação crescer e se torna uma autoridade no seu segmento de mercado.

E, quem é autoridade tem mais facilidade de se aproximar das pessoas e influenciar suas decisões. Consequentemente, tem maior capacidade de vender de forma natural, sem pressão.

Atirar Para Todos Os Lados

Na empolgação dos primeiros dias como afiliado, muitos iniciantes selecionam vários produtos, de diversos nichos, para vender.

Além de diluir seus esforços de marketing e divulgação, acaba ficando claro para quem compra que você não tem autoridade em nenhum segmento. Isso afeta sua credibilidade e, claro, suas vendas.

Prefira sempre se concentrar em nichos que você domina e que sejam afins. Por exemplo, se você é da área de RH, poderia se tornar afiliado de infoprodutos na área de gestão de pessoas, departamento pessoal, coaching, entre outros.

Não Monitorar As Vendas

O quinto erro mais comum dos afiliados iniciantes é não monitorar as vendas. É importante saber quais canais têm maior performance, quais não contribuem para gerar receita e quais podem receber mais investimentos, por exemplo.

Para quem produz conteúdo, é essencial saber se o produto tem saída, se os compradores estão satisfeitos e como é possível melhorar para atrair ainda mais vendas.

Como Me Tornar Uma Autoridade Online?

Seja como produtor ou como afiliado, para que as suas vendas sejam um sucesso é essencial que você construa imagem e reputação fortes. Mas como se tornar uma autoridade no mercado atualmente?

Compartilhe Conhecimento

A internet e a visibilidade de pessoas e marcas na web está baseada na troca de informações. Quando uma pessoa tem uma dúvida, abre o navegador e faz uma busca no Google, Bing, Yahoo ou qualquer outro motor de buscas.

Quem tem a melhor resposta é listado nos primeiros resultados orgânicos. Portanto, se você quer se tornar uma autoridade no mercado, precisa compartilhar conhecimento.

Comece por transformar as principais dúvidas e perguntas do seu público em conteúdos completos e fáceis de consumir. Além dos famosos blog posts, você pode criar vídeos, infográficos, whitepapers, e-books, e muitos outros tipos de materiais ricos.

Seja Ativo Nas Redes Sociais

Certamente você conhece o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Pois bem, se você não interage nas redes sociais, perde a oportunidade de ser conhecido pelas pessoas. Também deixa de fazer parte de diálogos interessantes sobre seu segmento de atuação.

Como consequência, nos momentos decisivos em que alguém precisa do produto que você tem para vender, você não é lembrado. E a concorrência ganha lugar — e vendas.

Seja Uma Fonte Confiável De Notícias

Você também tem como se tornar uma autoridade no mercado compartilhando notícias e dados do setor.

Para tanto, deve investir em curadoria de conteúdo, que consiste em pesquisar conteúdos de outros sites e compartilhar o que for interessante para o seu público.

Embora não seja de sua autoria, esse tipo de conteúdo gera valor para quem o acompanha e o transforma em uma fonte confiável de informações.

A PerfectPay é uma boa plataforma?

A PerfectPay tem como missão “fazer produtores e afiliados venderem mais”, e isso vem sendo feito por meio da construção de recursos, ferramentas e estratégias para produtores e afiliados desenvolvidos por quem conhece do mercado.

Vemos que o maior desafio, desde aquele que está começando como afiliado até aquele que já está faturando alto, é conseguir integrar novas ferramentas que possam ajudar principalmente a recuperar vendas, muitas vezes tendo que contratar ferramentas estrangeiras, como funil de vendas, trackeamento de vendas ou recuperação de vendas por WhatsApp.

Na PerfectPay, entendemos que o ganha-ganha com nosso cliente acontece quando nos preocupamos em fazê-lo vender mais. Isso significa que recursos inovadores foram desenvolvidos para que nossos clientes aumentem a sua conversão, como por exemplo, ferramentas de recuperação: funil de emails para abandonos  e cancelamentos,  comunicação pelo Whatsapp, são apenas algumas opções disponibilizadas gratuitamente pela plataforma.

Nós entendemos que, se nosso produtor ou afiliado ganhar mais, nós também ganharemos mais.

Se quiser conhecer mais dos recursos da PerfectPay, entre em contato com nossa equipe de Sucesso do Cliente.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário