Produtor digital ou afiliado: entenda as diferenças

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A transformação digital proporcionou muitas mudanças na forma de nos relacionarmos como sociedade e, é claro, nos processos dentro do mercado de trabalho. A grande vantagem é poder utilizar a internet como plataforma para, por exemplo, fazer uma renda extra. Assim, surge uma dúvida muito comum: ser produtor digital ou afiliado?

Afinal, qual dos dois caminhos é o melhor para ter sucesso nas plataformas digitais e conseguir criar uma relevância dentro desse segmento de atuação? Essa decisão só pode ser tomada com precisão ao se informar melhor sobre as principais características e diferenças das funções exercidas em cada um deles.

Que tal, então, tirar as suas dúvidas sobre as características e diferença entre esses dois profissionais? Continue a leitura deste artigo para entender melhor qual opção pode ser a mais indicada para o seu sucesso com um faturamento cada vez maior!

O que faz um produtor digital?

Antes de nos aprofundarmos nas diferenças entre esses dois profissionais, é importante entender melhor as responsabilidades de cada um deles, certo? O produto digital, portanto, é o responsável por criar algum conteúdo (material, campanha, curso ou conceito) que possa ser vendido através das diferentes plataformas digitais disponíveis.

Ou seja, é alguém que precisa ter a capacidade de identificar alguma coisa inovadora dentro de um mercado altamente competitivo e, ao mesmo tempo, a habilidade — e a vontade — para ensinar essa técnica para outras pessoas. Normalmente, o produto aborda um nicho específico, dialogando com um público bastante restrito e segmentado.

Sendo assim, é preciso também ser um especialista no assunto. O ideal é ser alguém reconhecido como uma referência no tema, o que pode ajudar no trabalho de geração de leads e, como consequência, ampliar o número de conversões futuras para o desempenho das suas estratégias.

Quais as funções de um afiliado?

Já o afiliado serve como um intermediário entre o produtor digital e o consumidor final, ou seja, é quem vai estabelecer a conexão entre quem criou e quem pode se interessar por um produto. Na prática, é o responsável por fazer a divulgação de determinado item para quem acompanha de perto o seu trabalho.

Portanto, uma característica fundamental para essa função é a capacidade de sempre procurar por novas técnicas, estratégias e conceitos de marketing digital. Afinal, só assim é possível identificar, por exemplo, quais são os produtores digitais que produzem materiais que podem ser relevantes para o seu público-alvo.

Outra característica importante é ser um bom vendedor, afinal, na prática, é esse o trabalho principal de um afiliado: promover um produto e convencer o máximo de usuários possível a comprar aquela oferta. É fundamental saber se comunicar de forma eficiente para atrair mais consumidores.

Além disso, é importante ser antenado às principais técnicas de marketing. Apesar da necessidade de certas características, é possível tornar esse trabalho ainda mais fácil com a aplicação de algumas estratégias, como um trabalho de SEO, presença nas redes sociais, análise de métricas e desempenho e links patrocinados.

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Produtor digital ou afiliado? Quais as diferenças entre os dois?

Com as principais características na mesa, fica mais fácil entender a melhor opção entre produtor digital e afiliado, certo? Mas, para que fique ainda mais claro, separamos algumas diferenças entre as duas funções.

Uma delas é a responsabilidade sobre o que está sendo ofertado, com o produtor sendo obrigado a cuidar de todas as etapas de venda.

Enquanto isso, o afiliado precisa se preocupar apenas com a ligação entre produto e consumidor, sem a necessidade, por exemplo, de fazer um planejamento logístico para que aquela transação ocorra. Ou seja, na prática, o produtor digital tem mais responsabilidades em relação ao contato com o cliente do que o afiliado.

O que se nota é que outra diferença é o foco de cada profissional. Enquanto o produtor precisa ser especialista em um assunto e dominá-lo tanto a ponto de criar um produto realmente inovador, o afiliado deve atuar em um nicho específico, porém, precisa ser capaz de se adaptar e aprender sobre diferentes assuntos, técnicas e estratégias da área.

Apesar da semelhança na busca por autoridade, o produtor costuma ter uma especialidade, enquanto o afiliado precisa se adaptar, podendo trabalhar em diferentes nichos. Além disso, por não ter tanta responsabilidade no processo de produção, é preciso que o afiliado escolha bem o que vai oferecer aos usuários, a fim de fortalecer sua reputação.

Qual é a melhor opção para o seu futuro profissional?

Escolher ser produtor digital ou afiliado não é uma tarefa simples, porém, com as características descritas acima, essa decisão fica mais fácil, certo? Por isso, faça uma análise aprofundada dessas duas funções e, mais importante, procure pela que melhor se encaixe no seu perfil profissional e no que planeja para o futuro.

Por isso, se você tem características parecidas com as de um professor, por exemplo, talvez o cargo de produtor digital seja o mais indicado. Em relação ao trabalho como afiliado, quem tende a se destacar precisa ter desenvoltura para engajar o público-alvo e convencer outras pessoas a comprar um curso online, por exemplo.

O melhor caminho a ser seguido é aquele que mais tem a ver com as suas ambições e, é claro, o seu perfil profissional. Apesar de trabalharem em consonância em busca de um mesmo objetivo — conseguir vender um produto digital —, essas são duas funções completamente diferentes; assim, as características de quem vai exercê-las também precisam ser específicas.

Portanto, apesar da dúvida muito comum sobre se tornar produtor digital ou afiliado, as diferenças entre esses dois profissionais são muito claras e, como consequência, o perfil de quem tem mais chances de sucesso também. Agora, basta analisar profundamente as características de cada uma dessas funções e escolher a melhor para o seu futuro.

Independentemente de qual seja a sua escolha, é fundamental colocar em ação algumas práticas que vão potencializar as suas chances de sucesso, certo? Então, que tal conferir algumas delas? Leia o nosso artigo e conheça a fundo quais são as melhores técnicas de vendas online para afiliados e produtores! Acesse também a PerfectPay e conheça as melhores estratégias para decolar suas vendas!

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