5 dicas para recuperação de carrinho abandonados por seus clientes!

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Quem nunca entrou em uma loja virtual, selecionou vários produtos e, no fim das contas, abandonou o carrinho? Os motivos da desistência podem ser os mais diversos, mas uma coisa é certa: para o empreendedor, é muito válido ter estratégias para a recuperação de carrinho abandonado.

Se o cliente chegou até ali, tão perto de concretizar a compra, ele já está bem à frente no funil de vendas, então vale mais a pena insistir para reconquistá-lo do que atrair novos clientes em potencial. Para ajudar você a aumentar as vendas, separamos 5 dicas para reverter um carrinho abandonado. Confira!

1. Tenha Estratégias Segmentadas

Se você tem um índice alto de abandono de carrinho no e-commerce, pode ser que o erro esteja na base da estratégia de marketing digital. É interessante rever os pontos estruturais das suas campanhas, principalmente a segmentação de público. Quanto mais as suas iniciativas forem direcionadas à persona, mais chances elas têm de serem bem-sucedidas.

2. Ofereça Motivos Para a Pessoa Concluir a Compra

A segmentação também é muito útil em uma campanha de e-mail marketing voltada para a recuperação de carrinho. Separe os seus clientes que abandonaram as sacolas por faixa de valor de compra ou quantidade de itens, por exemplo. Para cada lista, envie uma série de e-mails personalizados com condições imperdíveis, que incentivem a conclusão da compra.

Para os consumidores que deixaram carrinhos com mais produtos, você pode oferecer algum brinde especial, como 1 ou 2 itens adicionais. Já para os carrinhos com valor total mais alto, dá para enviar um cupom de desconto especial ou uma oferta de frete grátis.

3. Use Pop-ups de Aviso no Abandono de Carrinhos

Uma dica muito simples e que pode gerar bons resultados é usar pop-ups de aviso. Quando o cliente está na página do carrinho e direciona o cursor do mouse para o “X”, com o intuito de fechar a aba, uma caixa de mensagem alertando que a compra será perdida pode ajudá-lo a mudar de ideia e prosseguir com a compra.

Lembre-se de deixar uma mensagem bem alinhada ao perfil da sua persona, principalmente em relação à linguagem utilizada. Além disso, vale a pena lançar mão de técnicas de copywriting aqui para ser bem persuasivo.

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4. Invista em Anúncios de Remarketing

Remarketing é como é chamada a estratégia voltada para a conversão de um usuário que já foi impactado pelas campanhas de marketing do seu negócio — nada melhor do que utilizá-lo para a recuperação de carrinho. O Google AdWords tem uma ferramenta específica para isso.

De acordo com a plataforma de anúncios, apenas 3% do tráfego médio dos e-commerces resultam em conversão logo de cara. Isso quer dizer que você tem 97% de possíveis clientes para tentar alcançar novamente.

Com o Google Ads, você pode, por exemplo, gerar anúncios nas redes de display ou em rede de pesquisa — que aparecem nos sites parceiros ou na página de busca do Google, respectivamente —, mostrando os itens abandonados pelo usuário. Assim, ele pode se sentir tentado a retornar ao site e finalizar a compra.

5. Utilize as Ferramentas certas

Para te ajudar com a recuperação de vendas, a Perfect Pay integrou o Whatsapp no relatório de abandonos para facilitar sua comunicação com seus clientes. Assim, você não precisa usar outras ferramentas para criar relacionamento com seus clientes. Com esse recurso os clientes da plataforma já alcançaram até 30% a mais na conversão de boletos.

Por fim, uma dica bônus para recuperação de carrinho abandonado essencial: na Perfect Pay o check-out de vendas não perde as informações de compra, isto é, a plataforma deixa você a poucos cliques de visualizar os dados que já foram preenchidos. Assim, quando ele você for recuperar a venda, basta apenas solicitar os dados que faltam (dados de cartão de crédito não são gravados).

Com essas 5 dicas para recuperar carrinho abandonado, você, com certeza, vai aumentar suas conversões. Então, não perca tempo!

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