6 técnicas de vendas para produtos digitais

6 minutos para ler

Vender produtos digitais, também chamados de infoprodutos, envolve vários desafios. É preciso formar preços atraentes, superar a concorrência e convencer o cliente de que está fazendo uma boa aquisição. Logo, é crucial conhecer boas técnicas de vendas.

Há muitas possibilidades, como explorar novos canais de venda, transmitir credibilidade aos clientes, promover vendas cruzadas e investir em negociações do tipo ganha-ganha. Em vista disso, o vendedor deve se qualificar e investir em uma boa plataforma de venda.

Nos tópicos seguintes, explicamos 6 técnicas de vendas para empreendedores iniciantes em produtos digitais. Por essa razão, continue com a sua leitura atentamente.

1. Aposte em 3 Cs iniciais

Sempre que for vender algo, tenha em mente estes 3 Cs:

  • carisma — significa ser simpático, próximo do cliente e amigável;
  • credibilidade — atributo que diz que você é digno de crédito, isto é, de confiança;
  • confiança — está ligado à certeza da qualidade do seu infoproduto.

Perceba que são três atributos simples, quase que naturalmente compartilhados pelos melhores vendedores, e que devem fazer parte do seu processo de venda.

Para gerar carisma, adote uma linguagem próxima do cliente. Mostre que estão no mesmo nível, que entende sua necessidade e respeita o seu tempo. Ou melhor, seja empático.

A credibilidade é transmitida a partir das características do seu infoproduto. Mostre por que ele é superior ao oferecido pela concorrência e como outros clientes ficaram satisfeitos.

Por fim, a confiança. Ela parte de você mesmo. É um atributo de autoestima, de confiar no seu infoproduto e em si próprio como vendedor. Sem confiança, a venda está perdida.

2. Adote vendas cruzadas

Para aumentar seu número de vendas, uma ótima estratégia é chamada cross selling — ou seja, vendas cruzadas. Consiste em oferecer combos de produtos, permitindo que sejam vendidos como um único pacote, gerando mais valor para o cliente e receita para o negócio.

Imagine, por exemplo, que está vendendo um curso online. É seu infoproduto. Você pode cruzar esse produto à venda de um livro digital, bem como uma mentoria por vídeo. Assim, terá um combo mais completo e atraente, capaz de gerar receitas excedentes ao negócio.

Há duas estratégias para cruzar vendas:

  • crie pacotes com base no seu conhecimento sobre o perfil dos seus clientes;
  • após o cliente colocar um infoproduto no carrinho, faça sugestões de produtos complementares, e ele escolhe se vai adicionar ou não.

3. Entre em negociações do tipo ganha-ganha

Em alguns casos, os clientes entram em contato por meio de chat, telefone ou e-mail para negociar compras maiores e diferenciadas. É um ótimo momento para treinar sua técnica de negociação e, de quebra, alavancar seus resultados de vendas.

Nesse caso, a dica é simples: negocie com foco em um resultado do tipo ganha-ganha, no qual você e seu cliente são beneficiados. Se o resultado final for perde-ganha, no qual você ou o seu cliente é prejudicado, provavelmente, não haverá desejo de negociar novamente.

Powered by Rock Convert

Para obter um resultado do tipo ganha-ganha, não foque demais o preço. Lembre-se de que há outros atributos relevantes — como o prazo de pagamento e o volume da venda. Então, inclua mais itens na negociação e busque um resultado final que seja satisfatório a todos.

4. Invista na ótima comunicação

A comunicação é essencial para o processo de venda de produtos digitais. Quando os compradores se sentem pouco informados e não encontram um suporte adequado para tirar suas dúvidas, apenas desistem das vendas e partem para a concorrência.

Portanto, invista em canais de comunicação que sejam capazes de potencializar o seu diálogo com o público-alvo. Pode ser o telefone tradicional, aplicativos especializados em comunicação, e-mail, chat, redes sociais ou outros canais de comunicação interpessoal.

Ao contar com bons canais de diálogo, você terá diversas vantagens, tanto na venda quanto no pós-venda. Por exemplo, poderá eliminar as dúvidas dos clientes com mais rapidez, fechar negócios com mais facilidade e otimizar a taxa de conversão.

5. Aprenda mais sobre marketing digital

Se está vendendo infoprodutos, é preciso entender mais de marketing digital. Em resumo, esse marketing aproveita os canais digitais, como redes sociais e aplicativos mobile, para chegar até os clientes, transmitir a mensagem que deseja e potencializar as compras.

Há muitos canais úteis ao marketing digital. As redes sociais são cruciais. Com elas, é possível se aproximar do cliente e estabelecer um relacionamento. A criação de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, por sua vez, ajuda a arquitetar sua credibilidade.

Tendo isso em vista, aproveite para investir mais no seu aprendizado sobre marketing digital. Descubra novos conceitos e estratégias; depois, coloque tudo em prática e monitore os resultados que foram alcançados. O objetivo, claro, é melhorar de forma contínua.

6. Melhore o seu processo de pós-venda

Se deseja ampliar suas vendas, é importante ter atenção ao pós-venda. Alguns vendedores acham que a venda termina assim que a nota fiscal é emitida — um erro enorme. Você deve oferecer um ótimo pós-venda e estar próximo do comprador, para tirar suas dúvidas.

Lembre-se de que o cliente, mais cedo ou mais tarde, vai precisar de novos infoprodutos, e é interessante que sejam comprados de você. Quando um cliente retorna, ele está mais confiante e disposto a pagar mais. Logo, o seu negócio é beneficiado.

Portanto, invista no ótimo pós-venda. Envie e-mails se prontificando a tirar eventuais dúvidas, pergunte se o cliente gostou do produto e se tem algum tipo de feedback. Além de tudo, adote uma plataforma para comercializar seus produtos digitais com segurança.

Agora você está por dentro do assunto e conhece boas técnicas de vendas para seus produtos digitais. Adote uma boa plataforma para comercializar seus produtos digitais, uma capaz de oferecer suporte aos seus clientes. E mais: conte com vendas cruzadas e os 3Cs no momento da venda e busque sempre por negociações do tipo ganha-ganha.

Se você gostou do nosso artigo, o que acha da ideia de continuar a aprender com os nossos conteúdos? Você pode aproveitar a visita ao blog para entender como fazer marketing de afiliados no Facebook e otimizar seus resultados digitais.

Siga nossa página também no instagram! Vamos lá!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário