Tráfego é um termo constante no dia a dia de produtores e afiliados. Afinal de contas, todo empreendedor digital precisa atrair diferentes tipos de tráfego para ter visibilidade e fechar bons negócios.
Não é à toa que as mais diversas estratégias de marketing digital são baseadas em tráfego. Esse é um dos pilares que sustenta a captação de leads, um bom relacionamento com a audiência e a produção de conteúdos adequados a cada estágio do funil de vendas.
A proposta do post de hoje é abordar quais são os 6 tipos de tráfego com os quais trabalhamos atualmente e as características de cada um deles. Também veremos como eles são originados, qual é a importância de cada um, suas finalidades e como obtê-los.
Ficou interessado(a) no assunto? Continue com a leitura e aprenda a conquistar um bom fluxo de visitantes para a sua página!
1. Tráfego orgânico
O tráfego de origem orgânica é o mais estimado, pois ele é conquistado sem que você tenha que pagar por isso. Esse tipo de tráfego vem, usualmente, de mecanismos de busca como o Google.
Basicamente, a pessoa pesquisa por um assunto ou problema que quer resolver. Seu conteúdo aparece entre os resultados. Por fim, o usuário visita o seu site voluntariamente, considerando-o como uma alternativa de resposta à questão inicial.
Para obter esse tráfego orgânico, é fundamental produzir conteúdos com consistência e qualidade elevada. Além disso, aplicar técnicas de SEO para que você figure entre os primeiros resultados do Google, encurtando o caminho da audiência até sua página.
Os esforços nesse sentido valem a pena. Afinal, o tráfego orgânico é caracterizado por um público seleto e de alta qualidade.
Se você quer dicas de como atrair mais leads sem custos, dê uma olhadinha no post “7 formas para divulgar gratuitamente seu negócio ou produto” depois dessa leitura. Lá estão diversas sugestões interessantes.
2. Tráfego pago
Para obter tráfego pago, você vai até o seu público em vez de esperar passivamente pelos visitantes. Embora seja o oposto do tráfego orgânico, esse método serve como um importante complemento na atração da audiência.
Enquanto você trabalha o tráfego orgânico, algo que demanda de paciência e esmero, pode estimular a sua visibilidade com campanhas pagas. Elas costumam trazer resultados muito mais rápidos e têm um retorno sobre investimento vantajoso.
Os dois tipos de tráfego apresentam benefícios. Por isso, a melhor escolha é priorizar uma estratégia que inclua ambos.
Para obter tráfego pago, há diversas plataformas que podem ser usadas. Elas vão desde as redes sociais, como o Facebook Ads e o Instagram Ads, até o próprio Google Ads.
É importante dominar ao menos o básico de cada uma delas. Especialmente, as que mais combinam com os seus objetivos e público alvo.
Ao investir em suas campanhas pagas, também esteja atento a alguns detalhes relevantes. Entre eles:
- Segmentação do público nos filtros do anúncio;
- Foco em palavras-chave que estejam de acordo com o seu negócio;
- Escolha da maneira como você quer pagar pela publicidade;
- Bom uso de técnicas de copywriting;
- Elaboração de chamadas para ação persuasivas.
3. Tráfego social
Dentre os diferentes tipos de tráfego, o oriundo das mídias sociais é um dos mais relevantes do mundo contemporâneo. E não é para menos, tendo em vista que bilhões de pessoas ao redor do mundo todo estão presentes nas redes.
Se você quer atingir uma boa audiência, não pode ignorar os números avassaladores do tráfego social. Para tanto, tenha uma presença digital marcante, seja no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, no LinkedIn ou no Pinterest.
O macete é relativamente simples. Procure incentivar seus seguidores a se redirecionarem da rede social para a sua landing page.
Uma das formas mais práticas de fazer isso é criando conteúdo compartilhável e que possa viralizar. Também vale usar estratégias orgânicas e pagas.
A conexão entre as pessoas nas redes sociais pode atrair um público aquecido e mais inclinado para a conversão. Só não vale postar conteúdo sensacionalista ou fake. Preze pela honestidade, ainda mais nos materiais relacionados à sua marca.
4. Tráfego direto
O tráfego direto está intimamente relacionado com a fidelização do seu público. Ele vem de visitantes que digitam o seu endereço online de forma direta no navegador, sem a necessidade de pesquisar no Google.
Esse é um dos tipos de tráfego que se assemelha ao tráfego orgânico. Mas decorre de pessoas que salvaram o seu endereço na barra de favoritos ou simplesmente lembram do seu site por terem se tornado clientes fiéis.
Cá entre nós… Esse é o tráfego dos sonhos, não é mesmo?
Porém, tenha em mente que nenhuma clientela se torna fidelizada ao acaso. É preciso muito empenho para alcançar esse nível, especialmente mantendo um relacionamento próximo com a sua audiência e até mesmo aplicando técnicas de remarketing para quem já fechou negócios com você antes.
Além disso, outra forma de conquistar tráfego direto é fora da internet. Isso mesmo! Trabalhe seu branding com cartões de visita, brindes, cursos presenciais, mídia tradicional e outras ferramentas do mundo off-line, sempre divulgando o seu endereço online.
5. Tráfego de referência
O tráfego de referência é proveniente de outros sites que recomendam e chegam a linkar o seu conteúdo. Indicar e ser indicado é algo estratégico em termos de marketing digital. O próprio algoritmo do Google está antenado nisso.
Sabe-se que as pessoas são muito mais propensas a fechar negócio com marcas que são indicadas por amigos, familiares, influenciadores ou por outras empresas nas quais elas confiam. Nesse sentido, vale muito a pena fechar parcerias.
Um dos caminhos é a estratégia de guest posts. Se você tem um blog, convide parceiros afins para fazer participações especiais e vice versa. Os resultados podem surpreender você.
6. Tráfego de e-mail marketing
Por fim, mas não menos importante, vejamos o tráfego de e-mail marketing. Ele resulta da comunicação com seus leads e clientes via correio eletrônico, em especial newsletters.
Em tempos de redes sociais e WhatsApp, você pode até achar que o e-mail se tornou obsoleto. Mas esse é um ledo engano. Pelo menos 92% dos adultos online possuem um endereço de e-mail ativo.
Além do mais, com a mensagem enviada no momento certo e com um conteúdo bem elaborado, você não apenas atrai visitantes como também estimula as vendas. Por isso, divulgue materiais ricos, lance novos produtos e mantenha esse canal sempre ativo.
Essas foram as dicas de hoje sobre os tipos de tráfego que você precisa conhecer. Gostou? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!