produtos digitais produtos digitais

Produtos Digitais: Confira dicas estratégicas para aumentar as vendas

6 minutos para ler

Quer divulgar seu produto digital na internet e aumentar as vendas? Existem diversas formas de fazer isso, mas você certamente precisará de uma estratégia robusta para amarrar todas essas iniciativas tão importantes.

As principais formas de atrair clientes são a criação de um relacionamento de confiança com eles e a disponibilização de conteúdo de valor. É importante lembrar que há bastante concorrência pela atenção do público, então sua empresa e seu produto precisam se destacar nesse meio.

Veja a seguir as principais dicas estratégicas para aumentar as vendas de produtos digitais em sua empresa!

Entenda o perfil do seu cliente ideal

Quem o produto digital pretende atingir? Toda empresa tem um ou vários públicos considerados ideais e o entendimento sobre o perfil dessas pessoas é fundamental para estruturar sua estratégia.

Um ponto fundamental é se basear em dados reais. Você pode fazer uma pesquisa nas informações demográficas dos clientes já existentes ou levantar dados de mercado para corroborar as decisões.

Tenha atenção especial para entender essas pessoas. Procure saber quais são as principais motivações e necessidades delas, já que essas informações serão determinantes para muitas das suas ações.

Gerar reconhecimento de marca é uma das principais missões que você terá para alavancar os resultados de vendas. É necessário priorizar a identificação do público-alvo com suas ofertas e utilizar os canais certos para isso.

Mapeie a jornada do consumidor

Além de entender o perfil do público, também é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre cada momento pelo qual ele passa até se decidir pelo seu produto. Esse processo é chamado de mapeamento da jornada do consumidor.

Pense em seu cliente médio e os estágios de consideração pelos quais ele passa até optar pelo seu produto. Nem todo mundo quer comprá-lo logo de início, podendo ser necessário um período de maturação enquanto aprende mais sobre sua solução.

Cada estágio da jornada do consumidor deve refletir essa aproximação. Seu papel depois disso será o de planejar as melhores ações focadas em convencer essas pessoas a se aproximarem cada vez mais da decisão a favor da compra.

Escolha os canais certos

Produtos digitais podem aproveitar as vantagens de diversos canais de divulgação para ampliar o próprio alcance e sucesso. Tanto no meio online quanto no offline, você pode escolher as melhores opções para esse objetivo.

Vale a pena lembrar que esse processo deve ser totalmente baseado no perfil do público e na jornada do consumidor. Não tente utilizar um grande volume de canais; prefira atuar com aqueles que fazem sentido para sua estratégia.

É recomendado fazer testes nesse estágio do seu planejamento. Defina objetivos a serem alcançados com os canais escolhidos e meça a performance deles para comprovar a eficácia dessas decisões.

Powered by Rock Convert

Utilize um programa de afiliados

O marketing de afiliados é uma modalidade de divulgação bastante vantajosa tanto para o anunciante quanto para o produtor de conteúdo na web. Consiste em anunciar seu produto digital em espaços especiais em sites que tenham identificação com sua marca e seu público-alvo.

Com um programa de afiliados, é possível exibir anúncios do seu produto digital em diversos sites da internet que integrem a rede dessa plataforma, além de algumas redes sociais. Trata-se de uma ótima maneira de divulgar suas ofertas para as pessoas certas.

Essa é uma forma eficaz de alcançar o cliente onde quer que ele esteja, utilizando todo o potencial de segmentação que o Google é capaz de oferecer ao aprender com os hábitos dos usuários.

Trabalhe com Marketing de Conteúdo

Com tanto ruído promocional na internet, as pessoas se tornaram quase imunes à publicidade tradicional. Isso faz com que as empresas precisem vencer esse problema para voltarem a atrair esse público.

O Marketing de Conteúdo oferece algo de valor às pessoas em troca da atenção delas. Consiste em disponibilizar um material informativo que resolva algum problema da vida delas, seja na forma de artigos de blog, vídeos, tutoriais, entre outros.

Para que o marketing de conteúdo tenha sucesso, é preciso entender as dores e motivações do público que você quer atingir. Por exemplo, se seu produto digital ajuda a gerenciar o tempo, uma ótima forma de oferecer conteúdo de qualidade consiste em disponibilizar dicas de produtividade a essas pessoas.

Crie um relacionamento com o cliente

Para que você consiga aumentar as vendas do seu produto digital, é importante que a empresa seja capaz de estabelecer um relacionamento significativo com o público que ela quer atingir.

Essa dica é importante porque possibilita que sua empresa se posicione de maneira bem mais próxima do público. Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um número em uma planilha, preferindo uma atenção especial.

Para fazer isso, leve em conta o quanto você sabe a respeito das características e necessidades desse público. Elimine eventuais barreiras que possam impedir seu cliente de ter uma boa experiência ao lidar com sua empresa e seu produto.

Busque oportunidades em seus resultados

Vender produtos digitais com a ajuda da internet é algo bastante dinâmico, que pode oferecer oportunidades vantajosas a cada momento. Um único clique ou compartilhamento pode alavancar os resultados e exigir sua atenção para adaptar a estratégia adequadamente.

Isso somente é possível se você tiver o hábito de mensurar seus resultados em tempo real, uma possibilidade mais do que presente quando falamos do meio digital.

Também é possível detectar eventuais problemas que precisem de ajustes em sua estratégia. Pode ser que determinadas ações não gerem os resultados pretendidos, portanto não vale a pena esperar até o final da campanha para corrigi-las.

Uma estratégia robusta focada em divulgar seus produtos digitais para o público certo no momento adequado é algo fundamental para obter bons resultados. Agora é o momento de estruturar seus planos baseando-se nas dicas deste artigo e manter suas campanhas em plena evolução.

Então, se você gostou do que leu até aqui, aproveite para saber mais sobre a solução de programa de afiliados  e acesse nosso site!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário